

Antonio Tabucchi (tradução livre)
Retirado daqui - http://youtu.be/G6UnhMu5z24
Em memória do homem que estudou e traduziu Fernando Pessoa.
Lacrimosa, Requiem de Mozart
A tela que mais me fascinou mas que não fotografei porque à sua frente estavam várias pessoas é Leopardo que para mim designo de a Máscara.
Armanda Passos, Leopardo (catálogo)
Um filme delicioso: 8 Mulheres de François Ozon, 2002
O coleccionador punha como hipótese o retrato datar do Renascimento. Enviou uma cópia digitalizada a Martin Kemp, um especialista de Da Vinci, professor jubilado de História de Arte da Universidade de Oxford.
Fizeram-se exames multiespectrais de alta resolução por Pascal Cotte, da empresa Lumière Technology, de Paris. O especialista não afasta a hipótese de ser realmente um desenho de Leonardo da Vinci. Tudo no retrato o levava a tal conclusão: o toucado, as cores e o sombreado. O velino foi datado através de radiocarbono, sendo a sua origem estabelecida entre 1440 e 1650.
O modelo do vestuário pertencia à corte milanesa da década de 1490. Da Vinci viveu em Milão durante este período. A investigação de Martin Kemp conduziu-o ao nome de Bianca Sforza, filha ilegítima do duque de Milão, que se casou em 1496 com Galeazzo Sanseverino, comandante das tropas milanesas e patrono de Da Vinci. Bianca tinha 13 ou 14 anos quando foi retratada.
Martin Kemp apelidou o desenho de "La Bella Principessa". Alguns especialistas de Leonardo concordam com Martin outros mostram-se mais cépticos. Fizeram-se comparações com os três retratos: Cecília Gallerani, a Dama com Arminho, Mona Lisa e Ginevra de' Benci produzidos pelo pintor, como se pode ver na imagem, mas nada é conclusivo.
Edward Wright professor jubilado de História de Arte na Universidade do Sul da Florida, especialista em iconografia apresentou a hipótese de que a resposta estaria na Biblioteca Nacional de Varsóvia, no interior do livro Sforziad, um volume de luxo, comemorativo do casamento de Bianca Sforza.
Uma bolsa da National Geographic Society levou Kemp e Pascal até Varsóvia. O último, através de uma macrografia, revelou que um fólio fora retirado do livro mencionado, provavelmente, no século XVII ou XVIII quando este foi reencardenado. O livro terá ido para a Polónia no início do século XVI, quando um membro da família Sforza se casou com um representante da realeza polaca.
Será o desenho de Bianca de Leonardo da Vinci?
Nada ficou provado, a dúvida mantém-se até novas conclusões.
Os elementos apresentados basearam-se na leitura do artigo Leonardo da Vinci: "La Bella Principessa" da Revista National Geographic Portugal, Março de 2012, vol. 11, nº 132., p.2 a 8.