16/05/2010

Diário de Eva!

Pensa-se que Mark Twain escreveu este relato das primeiras impressões de Eva como uma carta de amor para a sua mulher Livy, que morreu em Junho de 1904.

x

" O Diário de Eva chegou ao fim - tenho esperado que ela me fale, mas já não diz mais nada!"

Mark Twain*

x

A obra foi banida das bibliotecas públicas em 1906 por Eva aparecer nua.

x

Ilustração de Lester Ralph, Harper & Brothers, 1906

x



Diário de Eva

x


Segunda - feira

xx

Embora fale muito pouco, tem um vocabulário bastante considerável. Esta manhã usou uma palavra surpreendentemente boa. É evidente que ele próprio o reconheceu, porque a repetiu duas vezes, como por acaso. Embora não tenha disfarçado muito bem, mostrou que tem uma percepção assinalável. Sem dúvida que esta semente pode medrar, ser cultivada.

Onde terá arranjado tal palavra? Penso que nunca a utilizei.

Não, não se interessou pelo meu nome. Tentei esconder o meu desapontamento, mas suponho que não consegui. Afastei-me e sentei-me no banco de musgo, com os pés na água. É onde vou quando anseio porcompanhia, alguém a quem olhar, com quem conversar. Aquele belo corpo alvo, pintado no lago, não é suficiente - mas sempre é qualquer coisa, e tudo é preferível à solidão total.

x


Mark Twain, Diário de Eva, Editora: Ela por Ela, 2002, p.26, 27 e 28 (traduzido do manuscrito original por Mark Twain)

*Notas retiradas do livro.

2 comentários:

  1. Cá está o excerto! E muito bem acompanhado. Não conhecia esta obra de Mark Twain, mas pareceu-me um relato no feminino. Estarei certa?

    ResponderEliminar
  2. Sim. Está certa. A própria editora foca essa temática. Não pus porque me faz confusão, confesso!
    Julgo que Homem/Mulher somos iguais cada um com as suas idiossincrasias. Ele também escreveu em nome de Adão mas ainda não arranjei.

    Adão e Eva duas personagens que me encantam. :)
    Obrigada pela sua visita!

    ResponderEliminar

Arquivo