Fernando Martins de Bulhões nasceu em Lisboa por volta de 1195 (provavelmente não foi esta a data).
«É baptizado oito dias após o seu nascimento. Inicia a sua vida eclesiástica quando contava cerca de 7 ou 8 anos de idade, ao dar entrada na Catedral de St. Maria de Lisboa (se quisermos ser mais rigorosos, na escola anexa à Catedral). Aí iniciou o estudo de Leitura, Escrita, Cômputo, Gramática, Lógica, Retórica e Música". [...] Em 1209 ingressou no Mosteiro de S. Vicente de Fora (que se situava no exterior das muralhas de cidade de Lisboa). Tornou-se um Cónego Regrante de S. Agostinho. Era uma Ordem que tentava aliar a penitência, a meditação e a contemplação por uma lado, com a vocação pastoral dos seguidores de Cristo (dirigida principalmente para as populações urbanas). Em 1211 ou 1212 Fernando troca o Mosteiro de S. Vicente de Fora pelo Mosteiro de St. Cruz em Coimbra. [...]Enquanto está no poderoso e rico Mosteiro de St. Cruz, Fernando teve a oportunidade de travar conhecimento com alguns frades Menores (do "conventinho" de S. Antão dos Olivais) [...]
Fernando Bulhões decidiu tomar o hábito de S. Francisco quando em 1220 regressaram os restos mortais dos cinco mártires franciscanos: Berardo, Otão, Pedro, Acúrsio e Adjuto que tinham partido para Marrocos na tentativa de acabar com a perseguição que Miralmuminiom Abu Jacub exercia sobre os cristãos. Os cinco franciscanos estiveram no Conventinho de Santo Antão, nos Olivais».
Notas - retiradas de um panfleto da Comunidade Franciscana de Santo António dos Olivais em colaboração com a Casa Municipal da Cultura e do site da paróquia de santo António dos Olivais, Coimbra
Muito interessante e didáctico, Ana. Obrigada! Quanto à nova aparência, reitero o meu agrado e, pelo que vejo, conseguiu recuperar a imagem. Já agora, e se não se importar de responder: que sítio é este que a fotografia do blogue retrata?
ResponderEliminarOlá R,
ResponderEliminarÉ o mosteiro de Santa Clara-a- Velha em Coimbra. Foi recuperado e só há pouco cerca de um ano é que reabriu. Vale a pena visitar o complexo: museu e mosteiro.
Obrigada. Eu perdi a imagem inicial do blogue ao procurar um novo fundo, a fotografia é minha por isso foi fácil.
retirar (pouco)
ResponderEliminarNunca fui ao Mosteiro de Santa Clara. Tenho de ir. Gosto muito de Coimbra!
ResponderEliminarObrigada Margarida pela sua preciosa ajuda. :):):)
ResponderEliminarCuriosamente, já estava nos meus planos passar por lá, espero, em breve :) É bom ter um vislumbre prévio :) Obrigada!
ResponderEliminar