Gosto muito de Pieter Bruegel, O Velho. A Queda dos Anjos Rebeldes é uma das suas pinturas que me encantam. A luta entre o bem e o mal está povoada de demónios e monstros de um fértil imaginário.
Pieter Bruegel, o Velho, The Fall of the Rebel Angels. 1562.
Oil on panel, Royal Museum of Fine Arts, Antwerp, Belgium
O arcanjo Miguel representando ao centro da composição, com uma armadura castanho-dourada, expulsa do Céu os anjos rebeldes. Os anjos de túnica branca, combatem ao seu lado, os anjos caídos transformam-se, na maior parte, em corpos nus de híbridos imaginários.
x
Rose-Marie e Rainer Hagen, Pieter Bruegel, o Velho, Camponeses, Loucos e Demónios, Taschen, 2004, p.40-41.
Também gosto muito deste pintor. Bom Domingo!
ResponderEliminar:)
ResponderEliminarBom domingo!
Tive a oportunidade de apreciar obras deste pintor em Bruxelas, no Royal Museums of Fine Arts of Belgium. Têm o condão de nos prender, tentando captar a profusão de pormenores que compõem as obras. Valeu muito a pena!
ResponderEliminarBom fim-de-semana para si!
Bruegel é fantástico devido às imensas figuras que pinta e retrata. Mas ainda mais interessante é a crítica e a acutilância que coloca em todas as personagens.
ResponderEliminarBom domingo. :)
Acutilância, não conhecia essa palavra, gostei do significado... Penetrante, incisivo, enérgico... Muito bonita. Parabéns pelo léxico. ;)
EliminarGosto muito, comprei uma reprodução no museu em que o original está. Há um erro acima, o original está em Bruxelas, no museu real, e não em Antuérpia. abraço a todos.
ResponderEliminar