Michelangelo Merisi Caravaggio é um pintor barroco que gosto imenso. Nas pinturas sacras ele dá ao espectador a beleza, a dor, o sacrifício ou o êxtase que procurou colocar nas personagens. Vejam-se estes S. Pedro e S. Paulo. Bom dia sob a égide destes dois santos.
Caravaggio, Martírio de S. Pedro, 1601
Caravaggio Conversão de S. Paulo a Caminho de Damasco.
Capela Cerasi, Igreja de Santa Maria del Popolo, Roma
E o realismo é tão grande,que espaço e tempo se confundem. Vemo-nos, por momentos, a assistir em presença ao que ali se representa.
ResponderEliminarO realismo, os contrastes de luz e sombra e as expressões que pinta nas personagens são fantásticos.
ResponderEliminar:)
Curiosamente, li há pouco tempo algumas observações acerca desta pintura, enfatizando a expressão de S. Pedro, cuja cruz teria sido içada de modo invertido, bem como os pés daquele em cujas costas a cruz se apoia. Os seus pés estão sujos e esta terá sido uma das primeiras pinturas em que tal pormenor aparece. Muito curioso!
ResponderEliminarBoa noite!
Sim, S. Pedro foi crucificado com a cruz invertida há um sermão do padre António Vieira muito interessante acerca desse pormenor.
ResponderEliminarCaravaggio primava pelo realismo e também pelo dramatismo próprio do barroco.
Hieronymus Bosch muito antes mostrava também a realidade que se pode ver no feio. Há um quadro dele sobre a paixão de Cristo em que as pessoas que o rodeiam nada têm de belo.
Boa noite e obrigada pela visita de ambas!
ResponderEliminar:)