Arte e Sensibilidade
1) Toda a arte se baseia na sensibilidade, e essencialmente na sensibilidade.
2) A sensibilidade é pessoal e intransmissível.
3) Para se transmitir a outrem o que sentimos, e é isso que na arte buscamos fazer, temos que decompor a sensação, rejeitando nela o que é puramente pessoal, aproveitando nela o que, sem deixar de ser individual, é todavia susceptível de generalidade, portanto, compreensível, não direi já pela inteligência, mas ao menos pela sensibilidade dos outros.
(...)
Fernando Pessoa numa carta para Miguel Torga, 1930. (citador)
A exposição patente no Museu da Gulbenkian, até 25 de Janeiro de 2015, intitulada: A História Partilhada. Tesouros dos Palácios Reais de Espanha, "testemunha o colecionismo esclarecido praticado pela monarquia e as grandes ações de mecenato que desenvolveu". Link
1) Toda a arte se baseia na sensibilidade, e essencialmente na sensibilidade.
2) A sensibilidade é pessoal e intransmissível.
3) Para se transmitir a outrem o que sentimos, e é isso que na arte buscamos fazer, temos que decompor a sensação, rejeitando nela o que é puramente pessoal, aproveitando nela o que, sem deixar de ser individual, é todavia susceptível de generalidade, portanto, compreensível, não direi já pela inteligência, mas ao menos pela sensibilidade dos outros.
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Fernando Pessoa numa carta para Miguel Torga, 1930. (citador)
Acerca da pintura abaixo representada, rica pelos pormenores, agradeço a MR a possibilidade de a conhecer melhor. :))
Joachim Patinir (c. 1480-1524), Paisagem com São Cristóvão e o Menino, c. 1520-1524, Patrimonio Nacional, Real Monasterio de San Lorenzo de El Escorial, Madrid.
Es una obra ambiciosa por la variedad de episodios que muestra y por la amplitud del panorama que ofrece. Es também un quadro inusualmente grande dentro de la producción de Patini, (...)
Según cuenta Jacobo de la Vorágine, existia em Canaán un hombre de gran tamaño que un día llevó a un niño a la otra orilla de un río "muy peligroso en el que se ahonga muchos de los que intentan cruzarlo". El gigante le dijo el niño que parecía que havia llevado al mundo entero - Patinir le muestra en actitud esforzada, casi vencido pelo peso que soporta -, a lo que éste le respondió que había transportado al Creador.
Alejandro Vergara, Patinir y la invención del Paisaje. Madrid: Museo Nacional do Prado, 2007, p. 36 e 38.
Caravaggio, Salomé com a cabeça de São João Batista
Aprecie-se a inovadora técnica de luz e sombra dada para reforçar a história da tela. O ombro do carrasco iluminado, centro do acontecimento, a face da vingadora iluminada e a mãe de S. João cujo pormenor das rugas revelam o desgosto e a velhice.
A descentralização da cena e o vazio criado é notável! [Ideias registadas por ouvir a guia]
Muito longe para poder visitar a exposição.
ResponderEliminarmas suficientemente perto para me poder deliciar com a música.
Beijinhos e votos de boa semana
Pois é Pedro.
EliminarMas chegou-lhe a notícia, já é bom. A música é deliciosa. :))
Beijinho.
Gostei muito do texto de Pessoa. Beijinhos!
ResponderEliminarMargarida,
EliminarNão o coloquei na íntegra porque para o que queria bastava este trecho. Pessoa foi tão versátil e completo. :))
Beijinho.
Na sequência do texto que introduz este seu post, este Patinir não me deixa indiferente.
ResponderEliminarDo pouco que, de fonte segura, se sabe ser de Patinir, parece-me sempre algo familiar a Bosch.
Não seria para admirar, pois são praticamente contemporâneos (Bosch é ligeiramente mais velho), partilharam uma região, com a diferença que Patinir viajou até Itália e Bosch nunca saiu do seu canto, tendo em Filipe II um admirador sem fronteiras (não é por acaso que o Prado tem uma coleção notável deste artista), o que não é novidade, pois já tinha sido destacado pelo avô daquele, Filipe o Belo, com a encomenda de um retábulo.
Também é atribuído a Patinir uma outra travessia com um simbolismo poderoso, a de Caronte que atravessa o Estige.
Muito gosto eu destas travessias, pois a nossa vida é feita delas
Manel
Manuel,
EliminarGostei da sua travessia e vou espreitar no meu livro se está esse quadro que refere.
Boa tarde. :))
Gostava muito de ver a exposição. Vamos ver se consigo...
ResponderEliminarGostei do teu post:)
Beijinhos e boa semana:)
Obrigada, Isabel.
EliminarGostei muito de a ver. Não percas.
Beijinho. :))
Aprender sempre! Gostei dos pintores e do que os acompanha... Um beijo
ResponderEliminarObrigada, Maria João.
EliminarBeijinho. :))
Amanhã, quero passar por lá.
ResponderEliminarBoa noite, Ana.
Nesse caso, boa visita à exposição.
EliminarBoa noite, Agostinho. :))
A todos peço desculpa se não retribuo as visitas, a seu tempo o farei.
EliminarExcesso de trabalho. :((