Esta belíssima pintura intitulada: The Visitation de Selmecbánya, data de 1506 e é provavelmente a pintura húngara medieval mais conhecida. Duas santas estão em pé numa paisagem aberta: a Virgem e Isabel, mulher de Zacarias e mãe de S. João Baptista. Nesta pintura o que me despertou mais interesse foi a aproximação à pintura oriental no que diz respeito à paisagem e ao movimento do panejamento das vestes.
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Selmecbánya, The Visitation, 1506
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"(...)
E tinha pressa de a mão ter pousada
no corpo da outra, já mais adiantada.
E as duas mulheres num abraço se encontraram
e nos cabelos e vestes se tocaram.
no corpo da outra, já mais adiantada.
E as duas mulheres num abraço se encontraram
e nos cabelos e vestes se tocaram.
(...)"
Quatro versos do poema Visitação de Rainer Maria Rilke, AVida de Maria, Lisboa: Portugália, 2008, p. 47. (tradução Maria Teresa Dias Furtado)
Quatro versos do poema Visitação de Rainer Maria Rilke, AVida de Maria, Lisboa: Portugália, 2008, p. 47. (tradução Maria Teresa Dias Furtado)
Ave Maria from Verdi's Othello - Anna Netrebko
A pintura é muito bela e o poema também. Não conhecia. Obrigada!
ResponderEliminarO poema parece a legenda da própria pintura, tal a harmonia da associação. Parabéns pela sageza!
ResponderEliminarUma boa semana!
Margarida,
ResponderEliminarQue bom vê-la por cá!
Gosto muito de Rilke, tenho quase tudo o que foi publicado em português.:)
Não acha que a pintura tem um ar oriental? Budapeste foi várias vezes atacada e ocupada, será que recebeu alguma influência oriental?
Sara,
Obrigada. Não coloquei o poema todo porque só me interessavam estes quatro versos, precisamente porque encontrei a consonância entre os dois.:)
Ana, estou absolutamente de acordo com o que diz acerca da pintura. Acrescentaria que até as poses são algo invulgares.
ResponderEliminarObrigada pelos votos, que aqui deixo redobrados e reafirmados :)
R,
ResponderEliminarObrigada. :)
Ana,
ResponderEliminarBela tríade, esta postagem. Bela escolha. É sempre bom vir aqui ter aulas de arte.
Beijo grande,
Ivan Bueno
blog: Empirismo Vernacular
www.eng-ivanbueno.blogspot.com
Ivan,
ResponderEliminarObrigada, mas não sou "expert" na matéria. Apenas uma amante de arte. :)
Também não faltam, no teu post, motivos de interesse: a pintura magnífica, Rike sempre eterno e a música de Verdi, tudo em harmonia e bom gosto!
ResponderEliminarVoltarei:))
(Obrigada pelas palavras simpáticas. Sou fã incondicional de Durrell, e dentro de 2 semanas parto para Alexandria - primeira visita real. As outras várias visitas têm sido através dos olhos de Durrell, de Forster, de Kavafis)
Justine,
ResponderEliminarMuito obrigada pela visita.
E boa viagem. A Alexandria nunca fui. Mas irei! :)
Olá Ana!
ResponderEliminarNão sei se tem um ar oriental, porque confesso que vejo mais um maneirismo gótico, sobretudo nas roupagens.
Conheço mal a pintura oriental, mas creio que pelo menos a pintura ligada aos ícones era muito mais discreta. Contudo, o fundo dourado faz pensar nos ícones.
Esta é uma área que não domino, mas fiquei com curiosidade de pesquisar.
Margarida,
ResponderEliminarObrigada. :)