07/09/2010

Eva

Há dias em que acordamos com vontade de pecar. Roubar o fruto delicioso da árvore da ciência do bem e do mal.
A dor move o corpo num movimento de retraimento.
A Eva de Rodin em ausência de imagem.
A Eva em sépia saída da pena.
xA
Eva

Fujo e vem comigo o mesmo lume cúmplice
ou sombra daquela árvore interposta a uns olhos
que aguardavam que eu passasse como se me desconhecessem,
e eu era inevitável, tão presente e natural
que hei-de fingir pudor e surpresa: ocultando-me para que não
cessasse
aquela luz que tornava desejáveis meus passos
rumo a um leito feliz de folhas amaciadas.

Auguste Rodin, Rosa do Mundo, 2001 Poemas para o Futuro, Lisboa: Assírio & Alvim, 2001, p 1714 (trad José Bento)

4 comentários:

  1. 'Eva' é-me um nome particularmente caro. Tanto quanto sei significa vida.
    Votos de uma semana 'rumo a um leito feliz de folhas amaciadas' :)

    ResponderEliminar
  2. A subtileza do olhar, a delicadeza do sentir...

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  3. R,

    Eva é também para mim um nome especial pela sua simbologia.
    Um nome tratado em todos os domínios da arte. :)

    AC,

    Obrigada pela subtileza... :)

    Bom dia, apesar da chuva! :))

    ResponderEliminar
  4. e é ainda o contrário de ave, embora este espeleologismo não seja muito terno, será verdade que gostamos de ser agarradas? será uma analogia oculta?...

    ResponderEliminar

Arquivo