Gosto da escrita de António Mega-Ferreira. Decidi depois da Viagem a Itália, no século XVIII, realizada por Goethe, fazer uma viagem de cariz literária ao novo mundo, pois só me traria novas ideias. A leitura foca vários vencedores do prémio Nobel, todavia, há um, que há muitos anos me acompanha e que destaco de todos os outros porque é uma paixão maior: Jorge Luís Borges.
Sorri ao ver a capa do livro e a sugestão que ela provoca.
(...) vi a relíquia cruel do que deliciosamente fora Beatriz Viterbo, vi a circulação do meu escuro sangue, vi a engrenagem do amor e a modificação da morte, vi o Aleph, de todos os pontos, vi no Aleph a terra, e na terra outra vez o Aleph e no Aleph a terra, vi o meu rosto e as minhas vísceras, vi o teu rosto e senti vertigem e chorei, porque os meus olhos tinham visto esse objeto secreto e conjetural cujo nome os homens usurpam, mas que nenum homem olhou: o inconcebível universo.
J. L.Borges, Aleph*
*António Mega Ferreira, Viagens Hispano-Americanas. Lisboa: Arranha Céus, 2015, p. 142-143.
Gosto muito do "Aleph" e de Borges. Beijinhos!
ResponderEliminarGostei muito de Aleph também, Margarida. Terei que o reler, pois já o li há tantos anos. Revisitei-o agora.
EliminarBeijinhos.:))
"uma viagem de cariz literário"...?
ResponderEliminarBea,
EliminarSim. O livro AMF é o resultado de um colóquio sobre literatura hispano-americana. Foca quando começou a interessar os leitores e revela um estilo próprio. Ora depois da Viagem a Itália, li o livro da sobrinha de Fernando Pessoa sobre o tio, comecei a ler então este de cariz literário e não descritivo da viagem in loco a países distantes mas a escritores. Agora não tenho aqui o livro mas falarei na estrutura dele noutra altura.
Bom dia. :))
fiquei baralhada com o Aleph, pensava que era de Paulo Coelho e até julgo ter o exemplar em qualquer sítio. Mas há títulos iguais, sem dúvida.
ResponderEliminarBom Dia:))
Não sabia que o Paulo Coelho tinha um título igual.
EliminarBoa tarde. :))
Eu tenho "Viagem Pela Literatura Europeia", também do António Mega Ferreira. Nunca li nada dele, mas comprei este livro, há uns meses, numa venda de livros em segunda mão, porque me pareceu interessante. Está no monte (sem fim à vista) de leituras.
ResponderEliminarBeijinhos e continuação de boa semana:)
Isabel,
EliminarEsse ainda não tenho. Mas irei comprá-lo quando o vir. Este tem para mim interesse porque não conheço um ou outro autor referenciado da literatura hispano-americana.
Beijinhos. :))
Sou mais fã do Nick Cave, ana
ResponderEliminarBeijinhos
Também gosto muito do Nick Cave.:))
EliminarGaita, xissa, caramba! A mesma saga de ontem. Esta TMN ou MEO ou o raio que os leve. Então, a ver vamos... se desta entra na linha.
ResponderEliminarDuas fotografias, da Ana, muito bem pensadas. A primeira a condimentar a segunda e ambas a contaminar os leitores. O AMF é o agente subversivo, infiltrado para a conquista do mundo. Um mundo dentro do mundo.
AJ
Pois é. Não conheço parte do mundo que ele narra. Estou a gostar.
EliminarBeijinho. :))
AMF tem coisas interessantes na escrita
ResponderEliminarConheci-o pessoalmente como administrador da Expo.
Tenho um amigo que gosta dele
Gosto de alguns títulos, ainda não li todos.
EliminarNão o conheço pessoalmente mas gosto do seu trabalho.
:))
O excerto é espantoso e convidativo...com malaguetas melhor ainda :)
ResponderEliminarExcelente o Nick Cave!
bjinho
Beijinho, Graça.:))
ResponderEliminar