Pastrana (Guadalajara), Colegiata de Nuestra Señora de la Asunción
imagem da capa do catálogo em pdf do MNAA
A exposição A Invenção da Glória. D. Afonso V e as Tapeçarias de Pastrana’ reúne pela primeira vez em Portugal os quatro monumentais panos, tecidos em Tournai por encomenda de D. Afonso V, conservados na Colegiada de Pastrana desde o século XVI e recém-restaurados sob o patrocínio da Fundação Carlos de Amberes.
in MNAA
As tapeçarias Pastrana são quatro monumentais panos de seda e lã. Representam a Conquista de Tânger, o Desembarque, o Cerco e o Assalto a Arzila. São documentos que podem auxiliar o estudo sobre as conquistas no Norte de África, as tácticas e a visão dos vencedores.
D. Afonso V aparece identificado pelo seu estandarte, um rodízio que asperge gotas, pela mais bela das armaduras e ricamente vestido de panos brocados. A conquista de Tânger é a única tapeçaria em que o rei não aparece.
Para saber mais sobre o assunto será melhor visitar a exposição que decorre no Museu Nacional de Arte Antiga até 12 de Setembro. No site do museu tem alguma informação.
Nota - a música não é contemporânea de D. Afonso V
Flow my tears" by John Dowland, Valeria Mignaco, soprano & Alfonso Marin, lute
Gostava de ver esta exposição. Bjs!
ResponderEliminarOlá Margarida,
ResponderEliminarVou vê-la na terça-feira. Parece-me que deve ser muito bela.
Bjs
Ana, obrigada pelo aviso de que a exposição «fecha» a 12 de Setembro. Estou com imenso interesse em vê-la, tanto mais que tenho andado a «deambular» pelos reinados do «Africano» e do seu «Perfeito» filho. :-)
ResponderEliminarLuísa,
ResponderEliminarBoas deambulações.
Obrigada pela visita! :)