Museu de Belas Artes, Budapeste, Hungria
A perturbação enriquece!
Em Roma, as Parcas (equivalentes às Moiras na mitologia grega) eram três deusas: Nona (Cloto), Décima (Láquesis) e Morta (Átropos).
Determinavam o curso da vida humana, decidindo questões como vida e morte, de maneira que nem Júpiter (Zeus) podia contestar suas decisões.
Nona tecia o fio da vida, Décima cuidava de sua extensão e caminho, Morta cortava o fio. Eram também designadas fates, daí o termo em ingles "fate"(destino) é interessante notar que em Roma se tinha a estrutura de calendário solar para os anos, e lunar para os actuais meses. A gravidez humana é de nove luas, não nove meses; portanto Nona tece o fio da vida no útero materno, até a nona lua; Décima representa o nascimento efetivo, o corte do cordão umbilical, o início da vida terrena, o individuo definido, a décima lua. Morta é a outra extremidade, o fim da vida terrena, que pode ocorrer a qualquer momento.
Sobre o Caminho
Nada
nem o branco fogo do trigo
nem as agulhas cravadas na pupila dos pássaros
te dirão a palavra
Não interrogues não perguntes
entre a razão e a turbulência da neve
não há diferença
Não colecciones dejectos o teu destino és tu
Despe-te
não há outro caminho
Eugénio de Andrade, in "Véspera da Água"
Olá Ana. Também partilho do gosto por destinos "culturais". É muito gratificante quando a viagem satisfaz e enriquece. Parece ter sido esse o caso. Desejo-lhe uma excelente continuação no intervalo que antecede a próxima :)
ResponderEliminarR,
ResponderEliminarObrigada. A viagem foi gratificante e deu para descansar a cabeça porque foi cansativa fisicamente.
Mas diz-se que "quem corre por gosto não cansa".
Em suma, foi excelente.
Obrigada pela sua visita. :))