07/07/2010

O espelho do filósofo...

Leonardo da Vinci, with the cited passage in da Vinci’s mirror script from the Codex Leicester in: The Notebooks of Leonardo Da Vinci, vol. ii, p. 179 (Jean Paul Richter ed. 1883)Retirado daqui


O filósofo observa e medita. É um espelho que pensa.

Guerra Junqueiro.
x
Guerra Junqueiro faleceu a 7 de Julho de 1923.

Retirado do Citador

4 comentários:

  1. Duas notas:
    1 - Vi há uns anos uma exposição extraordinária de alguns esboços de Da Vinci. Essencialmente relativos ao aproveitamento da água como fonte de energia motora e à concepção das "máquinas voadoras". Um espanto! À época esta era uma criatividade verdadeiramente incomparável com qualquer coisa que nos dias de hoje se pudesse projectar.
    2 - Guerra Junqueiro é um marco incontornável da nossa literatura e História. É bem pertinente lembrá-lo, sobretudo no ano em que se comemora o centenário da República na qual ele muito se empenhou.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada R,

    Vi uma exposição de Leonardo da Vinci sobre as suas "máquinas" em Roma, seguido de um filme biográfico, numa Igreja que não me lembro do nome, talvez me venha a lembrar.
    Em Florença, na Galleria degli Uffizi vi uma ala inteira com desenhos dele. Sou fã incondicional deste homem que era tão interdisciplinar.
    Gosto das pinturas mas dos desenhos e estudos sou mesmo aterradoramente apaixonada.
    Quanto ao Guerra Junqueiro lembrei-me dele porque fui ver uma exposição de Alberto Sampaio, um homem do Minho. Depois reparei que hoje fazia 87 anos do seu falecimento

    Liguei o Da Vinci com ele porque achei graça à citação que liga bem com os dois.
    Desculpe a extensão do comentário.

    ResponderEliminar
  3. Nesse caso, talvez se possa dizer que o filósofo "reflecte" em sentido duplo: reflecte o observado e reflecte sobre o observado. Um mediador? Um autor?
    Ficam as perguntas, porque as respostas estão, hoje, altamente condicionadas por um cérebro macerado pelas altas temperaturas:)

    ResponderEliminar
  4. Sara,
    Hoje esteve um dia abrasador!
    O nosso cérebro adormece com tanto calor mas julgo que tocou na essência.

    Eu sublinho o que afirmou.
    Boa noite! :)

    ResponderEliminar

Arquivo