04/07/2010

Gianmaria Ortes

Barahona Possolo, Alma Cativa


Era uma vez um homem que pretendia calcular tudo. Prazeres, dores, virtudes, vícios, verdades, erros: para cada aspecto do sentir e do agir humanos este homem estava convencido de que podia estabelecer uma fórmula algébrica e um sistema de quantificação numérica. Combatia a desordem da existência e a indeterminação do pensamento com a arma da «exactidão geométrica», ou seja, de um estilo intelectual todo contraposições claras e consequências lógicas irrefutáveis. O desejo do prazer e o temor da força eram para ele as únicas certezas das quais se pode partir para penetrar no conhecimento do mundo humano: só por esta via podia chegar a estabelecer que até valores como a justiça e a abnegação tinham qualquer fundamento.
O mundo era um mecanismo de forças impiedosas; «o valor das opiniões são as riquezas, sendo manifesto que estas permutam e compram opiniões»; «o Homem é um feixe de ossos ligados entre si por meio de tendões, músculos e outras membranas». É natural que o autor destas máximas tenha vivido no século XVIII. (...) Giammaria Ortes, assim se chamava, era um padre seco e escorbútico, que opunha a espinhosa couraça da sua lógica aos prenúncios dos terramotos que serpenteavam pela Europa e que também se repercutiam nos alicerces da sua Veneza.

Italo Calvino, Porquê ler os Clássicos?, Lisboa: Teorema, 1991, p.111-112.

2 comentários:

  1. Oi, Ana,
    Que maravilha de blog! Encantador! Já estou seguindo e pus entre meus favoritos. Calvino é sensacional, um mestre da palavra e da inteligência benfazeja (há quem a use para o mal, não é mesmo?).
    Vi que gostas de jazz - adoro a Nina Simone e gosto muito da Jessye Norman interpretando as composiçõs do Michel Legrand.
    Assim, convido-a a conhecer o blog JAZZ + BOSSA, cujo endereço é:
    http://www.ericocordeiro.blogspot.com/
    Obrigado pela atenção e até breve.

    ResponderEliminar
  2. Érico,
    Eu é que agradeço a sua atenção e a sua visita!
    Claro, vou espreitar o seu blog.

    ResponderEliminar

Arquivo