07/04/2014

O meu lírio - ... Esperança



Vincent Van Gogh, detalhe de Lírios, 1890,
Museu Van Gogh, Amesterdão


POEMA DE CANÇÃO SOBRE A ESPERANÇA
               I
Dá-me lírios, lírios,
E rosas também.
Mas se não tens lírios
Nem rosas a dar-me,
Tem vontade ao menos
De me dar os lírios
E também as rosas.
Basta-me a vontade,
Que tens, se a tiveres,
De me dar os lírios
E as rosas também,
E terei os lírios —
Os melhores lírios —
E as melhores rosas
Sem receber nada.
A não ser a prenda
Da tua vontade
De me dares lírios
E rosas também.

17-6-1929 

Álvaro de Campos, Livro de Versos. (Edição crítica. Introdução, transcrição, organização e notas de Teresa Rita Lopes.) Lisboa: Estampa, 1993, p. 106.

13 comentários:

  1. São bonitos os teus lírios e o do Van Gogh também!
    Anda por ali um gatito...
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Vês, ANA, como à ISABEL nada lhe escapa ?
    O que ela não sabe é que o gatito preto sou eu.
    Eu que só quero " a prenda da tua vontade " !

    Um beijo muito Amigo.

    ResponderEliminar
  3. Muito belo o lírio e o poema. Bom dia, Ana!

    ResponderEliminar
  4. Está bem disfarçado, o João Menéres...

    ResponderEliminar
  5. Belíssimo post sobre a esperança...:))
    Bonito casamento entre as imagens e o poema!
    Também reparei no gatito...

    Um beijinho.:))

    ResponderEliminar
  6. Sempre complicado o nosso Pessoa! Lírios e rosas para ti, porque quero dar-tos! O teu lírio é sempre esperança claro, são tão frágeis!
    Um beijo. Gosto do Al Green. Bem, do Van Gogh nem digo ada.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Isabel,
    O gatito, é já gatão pois tem 14 anos. É o Francisco, o guardião da casa. :))
    Beijinho e obrigada pela tua presença.

    João,
    Se é o gatito, então está mais próximo, que bom !:)))
    O Francisco é o dono da casa. :))
    Beijinho.

    Margarida,
    Bom dia!
    Beijinho. :))

    Isabel,
    :)))

    Cláudia,
    Ele estava um pouco envergonhado por isso não ficou na foto.
    Beijinho. :))

    Mar Arável,
    Obrigada pelos cravos também.
    Bj. :))

    Maria João,
    Obrigada. É uma pena os lírios serem tão frágeis.
    Beijinho. :))

    ResponderEliminar
  8. "Triologia" do bom gosto de Ana:
    - flores em contraponto: naturalmente lírios e em tela de Van Gogh;
    - poesia do mestre: “da tua vontade de me dares lírios e rosas também”- a intenção é que conta;
    - música: Al Green cor celeste.
    Rica ceia aqui encontrei.

    ResponderEliminar
  9. Não consigo escolher o que mais me atrai neste seu post, ana.
    Uma maravilha!
    Beijinhos e votos de boa semana

    ResponderEliminar
  10. Agostinho,
    Muito obrigada.
    Boa noite!:))

    Pedro.
    Muito obrigada.
    Votos de uma boa semana.
    Beijinho. :))

    ResponderEliminar
  11. Obrigado pela foto :)

    Lírios e simplicidade...

    beijo amigo

    ResponderEliminar

Arquivo