27/04/2014

soneto do amor e da morte - Homenagem

Em homenagem a Vasco Graça Moura. 

José Coelho/Lusa, 
A 31 de janeiro deste ano, Vasco Graça Moura foi homenageado pela Gulbenkian, 
Expresso



soneto do amor e da morte


quando eu morrer murmura esta canção
que escrevo para ti. quando eu morrer
fica junto de mim, não queiras ver
as aves pardas do anoitecer
a revoar na minha solidão.


quando eu morrer segura a minha mão,
põe os olhos nos meus se puder ser,
se inda neles a luz esmorecer,
e diz do nosso amor como se não


tivesse de acabar, sempre a doer,
sempre a doer de tanta perfeição
que ao deixar de bater-me o coração
fique por nós o teu inda a bater,
quando eu morrer segura a minha mão.

Vasco Graça Moura, in "Antologia dos Sessenta Anos"


12 comentários:

  1. Era o que eu ia escolher para o post de amanhã, Ana...

    Não faz mal, pois escolhi outro da mesma Antologia.

    Um beijo Amigo e felicito-te pela combinação fantástica com o Requiem de Mozart!

    ResponderEliminar
  2. Não sei se escreverei alguma coisa sobre Graça Moura... tenho o embaraço de lhe reconhecer a humanidade em clara contradição com a falta de humanidade daqueles por quem sempre alinhou. Hesito em qualificá-lo e reconheço que nem isso é muito necessário...

    ResponderEliminar
  3. Um Homem complemetíssimo nos diversos saberes. Penso não haver outro que ombrei com ele em termos culturais.
    E é o desgosto, a mágoa causada pelo sentimento de empobrecimento naquilo que um país tem de mais valioso, a Cultura.
    Boa semana.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. GL

    A CULTURA ( em maiúsculas ! ) tem sido tratada a pontapé...

    ResponderEliminar
  5. Um belo poema, verdadeiro...
    "quando eu morrer
    fica junto de mim..."
    Um beijo, Ana, tive muita pena, era uma pessoa que defendia a Cultura!

    ResponderEliminar
  6. Um grande poeta

    de quem sempre discordei politicamente

    mas os Homens não se definem pelas lapelas

    ResponderEliminar
  7. João,
    Há alturas assim, em que sem se comunicar, as ideias são as mesmas.
    Beijinho. :))

    Rogério,
    Ele foi um homem incontornável da nossa cultura.
    Boa noite!:))

    GL,
    Sim, ficamos mais pobres. :(
    Beijinho.:))

    Maria João,
    Associo-me a esse sentimento.
    Beijinho. :))

    Mar Arável,
    Nem mais.
    Boa noite. :))

    Agostinho,
    Obrigada por se associar neste encontro.
    Boa noite!:))

    ResponderEliminar
  8. Lutou com a doença até poder, ana
    Agora está a repousar.
    Que repouse em paz.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Bonita, justa e merecida homenagem.
    Vasco Graça Moura era um homem singular.

    Um beijinho.:))

    ResponderEliminar
  10. Pedro,
    Sublinho o seu comentário.
    Beijinho. :))

    Puma,
    Obrigada.
    Boa noite. :))

    Cláudia,
    Um homem singular é um bom adjectivo.
    Beijinho. :))

    ResponderEliminar

Arquivo