14/11/2013

Os olhos...


Detalhe, Madonna and Child, 1907-1908 by Marianne Stokes, Wolverhampton Art Gallery

Os olhos devem ser tratados com cuidado. devemos pensar para onde os apontamos e quando. Toda a nossa vida jorra dos nossos olhos, eles podem, portanto, ser canhões, música, canto de pássaros, gritos de guerra. Podem revelar-nos, podem salvar-nos, destruir-nos. Vi os teus olhos e a minha vida mudou. Os olhos dela assustam. Os dele hipnotizam-me. Olha só para mim, então tudo ficará bem e eu talvez consiga dormir. Histórias antigas, possivelmente tão antigas quanto a humanidade, dizem-nos que não há um único ser que consiga olhar nos olhos de Deus porque eles contêm a fonte da vida e o abismo da morte.

Jón Kalman Stefásson, Paraíso e Inferno. Lisboa: Cavalo de Ferro, (Tradução de João Reis), 2013, p. 163.

Piero della Francesca: detail, Montefeltro altarpiece daqui
Piero della Francesca: detail, Montefeltro altarpiece

Paraíso e Inferno é um livro de Jón Stefásson, autor vencedor dos prémios Icelandic Literature Prize e P.O. Enquist Award 2011.

Li pela primeira vez literatura islandesa e  devo dizer que me fascinou. O mar, sempre o mar a ditar a sua liberdade e a sua prisão. Um livro que toca o ser-se português. Recomendo vivamente. Hoje (já ontem), reler este trecho trouxe-me paz.

Le Monde resume-o desta maneira: 
«É tal como um profundo suspiro vindo das profundezas do mar.»

Dagbladet foca-o deste modo:
«Comparável a clássicos como Moby Dick e O Velho e o Mar

9 comentários:

  1. Incrível este teu blogue, Ana !
    Despertaste-me o interesse pela leitura do
    PARAÍSO E INFERNO !
    E de que maneira !

    Quanto à FOLIA, de Vivaldi, deve ajustar-se à leitura do livro, pelo comentário do LE MONDE.
    Embora tenha vários CDs do Vivaldi, não estou certo se já ouvi esta peça lindíssima.

    Um beijo agradecido mil vezes.

    ResponderEliminar
  2. Mais um post maravilhoso, adorei as telas e a fala...os olhos, lembro-me de um poema maravilhoso de Garcia Lorca sobre os olhos das ciganas.

    bjs muitos

    ResponderEliminar
  3. Penso muitas vezes que a visão será, dos cinco sentidos, aquele que mais falta nos fará, ana.
    Perder a visão?
    Só a ideia é horrível!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. A citação que colocou é lindíssima. Fiquei com vontade de ler o livro. Obrigada pela partilha! Bjns!

    ResponderEliminar
  5. Também não conheço a literatura islandesa, pelo que a sugestão do livro é duplamente aliciante.
    Assim?:)
    Assim - e antes que seja tarde! -, acabo de o encomendar, dado não haver na Bertrand e me ter sido dito que estava esgotado.;)

    A peça de Vivaldi? Se lhe disser que já a ouvi duas vezes, acredita?

    Que mais dizer, Ana, deste belo post?!

    Obrigada, apenas obrigada!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. A citação escolhida é muito interessante. Se todo o livro for assim, valerá bem a pena a sua leitura!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Que bela descoberta, Ana! Um autêntico poema. Obrigada por partilhares esta doce pedaço de literatura.
    Beijinho. :-)

    ResponderEliminar
  8. João,
    Obrigada. Vai gostar do livro.
    Beijinho. :))

    Amigas Vurdóns,
    Irei procurar esse poema.
    Obrigada. Beijinhos. :))

    Pedro,
    Também acho que é o sentido mais importante.
    Beijinhos. :))

    Margarida,
    O livro é lindo. :))

    GL,
    Fico contente por esta partilha ser tão positiva.
    Beijinhos.:))

    Isabel,
    Vale muito a pena.
    Beijinho grato. :))

    Obrigada, Sandra.
    Um beijinho. ))

    ResponderEliminar
  9. Ainda não tive tempo de ver os CDs do Vivaldi !

    Um beijo.

    ResponderEliminar

Arquivo