Wassily Kandinsky, The Singer, 1903. Colored woodcut, three blocks in secondstate. 19.5 x 14.5 cm. Städtische Galerie im Lenbachhaus, Munich, Germany
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O homem que não possui a música em si mesmo,
Aquele a quem não emociona a suave harmonia dos sons,
Está maduro para a traição, o roubo, a perfídia,
Sua inteligência é morna como a noite,
Suas aspirações sombrias como o Erebo.
Desconfia de tal homem, escuta a música.
Shakespeare, in *
Aquele a quem não emociona a suave harmonia dos sons,
Está maduro para a traição, o roubo, a perfídia,
Sua inteligência é morna como a noite,
Suas aspirações sombrias como o Erebo.
Desconfia de tal homem, escuta a música.
Shakespeare, in *
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O som musical tem um acesso directo à alma. E nela encontra a sua ressonância, porque o homem possui «a música em si mesmo».
O poema de Shakespeare (...) testemunha a afinidade profunda das artes em geral, e da música e da pintura em particular.
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* Wassily Kandinsky, Do Espiritual na Arte, Lisboa: D. Quixote, 2010, (8ª ed.) p. 63
Marlene Dietrich: Where Have All The Flowers Gone?
Gostei muito do post, porque gosto de Kandinsky e da maneira como ele via a realidade e a arte.
ResponderEliminarObrigada Margarida,
ResponderEliminarEsta tela não é muito conhecida e achei que ligava bem com o texto do livro que ando a ler a par com outro.
Ele tem uma visão interessante da arte.
Bjs :)
Muito bonito este post: a pintura, a citacao, a musica!
ResponderEliminarLindissimo!
Sandra,
ResponderEliminarGosto muito de Kandinsky, da música de Pete Seeger e desta versão. Fico contente por ter gostado. :)
Bjs