17/01/2011

O horizonte em Marvão e o meu agradecimento!

Trago Marvão no coração porque durante um ano foi a minha sala, a minha janela, o meu templo. A minha amiga MJ Falcão ofereceu-me umas belas fotografias que guardei na arca das memórias. Das fotografias que me ofereceu vou expor esta como agradecimento.
x
Fotografia de MJ Falcão, à qual intitulei "O horizonte em Marvão"



M A R V Ã O

No topo do penhasco empoleirada,
Da terra lusitana guardiã,
Emerges do passado, inconquistada,
Disposta a conquistar um amanhã.

Conservas nas muralhas a memória
Que faz, do teu passado, teu presente,
E rasgos da coragem e da glória
Que deu nobreza e honra à tua gente.

Ecoam-te nas pedras das calçadas,
Os sonhos, que restaram como herança
Do tempo em que era grande esta Nação.

E nelas, ao viver de poucos nadas,
Adornas o mistério da pujança,
Que um dia se verá em ti, Marvão.

Vítor Cintra, in Horizontes

Para MJ Falcão com mil obrigadas!

"Il dolce suono"da ópera "Lucia di Lammermoor", de Donizetti, cantada pela soprano albanesa Inva Mula.

11 comentários:

  1. Gosto muito, muito de Marvao! Uma das minhas localidades favoritas :-) Aquele horizonte infinito, aquela solidez historica, aquela imponencia geografica, aquele ar puro, ai que saudades me deu agora....
    Parabens a sua amiga pela fotografia! E um poema!
    E a Ana, por te-la recebido! :-)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Julgo que nunca fui a Marvão, mas gostava. A fotografia é linda e o poema acompanha-a muito bem. Bj e boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada eu! Sempre...
    Deixo-lhe uma música e dois grandes do Brasil...
    Beijo grande minha amiga!

    http://www.youtube.com/watch?v=h__ldWPnpXc

    ResponderEliminar
  4. Sandra,
    Marvão é a terra onde gostava de ter nascido. É linda, imponente, majestosa.
    Conheço todas as pedras da muralha, a torre de menagem, a cisterna,... a beleza ...
    Obrigada e Bjs! :)

    Margarida,
    Tem que ir, na estrada ao longe vê-se um promontório gigante onde está colocado o castelo, sozinho, único, é deslumbrante!
    Bjs :)

    MJ Falcão,
    As suas fotografias são lindas espero que as minhas amigas as vejam quando clicarem no link. A do castelo, com a torre sineira do museu, envolvida pelo nevoeiro é uma maravilha!
    Grata!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  5. Querida Ana, deixo-lhe o que me pediram as minhas amigas do blog "cozinha dos vurdóns", de quem muito gosto:

    "Cara amiga, as fotos são deslumbrantes. Um tanto quanto saudosas e carregadas de histórias. Queremos lhe fazer um pedido: poderia nos dar o endereço de blog da sua amiga Ana - fala sobre cultura não é? Precisamos saber algo mais sobre Portugal, fugindo de olhares viciados. Um grande beijo e obrigada, AMSK/BRASIL "
    Achei que ia gostar!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ana,
    Sou um fã de Marvão e arredores, é uma zona de grande beleza e abrangência interior.
    Folgo que conheça aquela zona tão bem.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  7. AC,
    Vivi lá um ano, mais precisamente na Residencial Poejo,Santo António das Areias, mas todos os dias subia ao castelo, todos os dias, fizesse sol, chuva, nevoeiro e quando este último se visualizava abaixo do castelo então, era especialíssimo. Parecia que o castelo se elevava no ar.
    Aquela brancura, a paisagem a perder de vista, o horizonte longínquo é inexprimível a beleza e o encanto!
    Bjs :)

    MJ Falcão,
    Muito obrigada pela sua mensagem!
    Bjs. :)

    ResponderEliminar
  8. Marvão

    a memória de algumas pedras

    preferidas

    ResponderEliminar
  9. Mar Arável,
    Tocou no ponto sensível.
    Obrigada, Boa noite! :)

    ResponderEliminar
  10. Estive em Marvão o ano passado.
    Gosto imenso da vila.
    Limpa
    Digna
    Oferece um horizonte delicioso.
    Adoro ir lá.
    Bjs

    ResponderEliminar

Arquivo