30/12/2011

O espelho, a beleza... Balanços!

Acerca da beleza Oscar Wilde em O Retrato de Dorian Gray afirma: O verdadeiro mistério do mundo é o visível e não o invisível...

Da beleza o que importa: é o que reflete o espelho? ou o que está do outro lado do espelho?



Montra junto ao Chiado

Thomas Mann vê deste modo a beleza:

A Beleza Maior é a que não se Vê
- Hoje, durante o meu passeio matinal, vi uma linda mulher... Meu Deus, que linda que ela era! (...)
- Sério, sr. Spinell? Descreva-ma então.
- Não, não posso! Dar-lhe-ia uma imagem imperfeita dela. Ao passar, mal a vi; na verdade, não a vi. Apercebi-me, porém, da sua sombra esfumada, e isso bastou para me excitar a imaginação e guardar dela uma imagem de beleza. Meu Deus, que linda imagem!
A mulher do sr. Klöterjahn sorriu.
- É essa a sua maneira de olhar para as mulheres bonitas, senhor Spinell?
- Sim, minha senhora, é; é muito melhor do que olhá-las fixamente na cara, com uma grosseira avidez da realidade, para no fim ficarmos com uma impressão falsa...
Thomas Mann, in "Tristão" (retirado do citador)

Pergunto eu:

- Qual deles está mais de acordo com a realidade?

Balanços de 2011.

8 comentários:

  1. Preferimos o espelho da alma, aquela que banha com ouro o brilho das mãos generosas, o brilho da lua, que transforma o olhar por fora e para dentro numa troca de segredos, a beleza da respiração, assim como o vento, assim como as tempestades.
    Faz-nos bem olhar no espelho, mas quando este nos prende, a de ser muito bela por dentro para alçar voo, de dentro pra fora.

    feliz ano novo e para 2012 fica a esperança de conquistas ainda maiores.

    já Drª???

    bjs de todas nós.

    ResponderEliminar
  2. Beauty is in the eyes of the beholder.
    É tão subjetivo… : )


    Feliz Ano Novo, ana.

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que prefiro o que está do outro lado do espelho, pois é muito mais verdadeiro. O que mostra o espelho pouco me diz.

    E, gosto das pessoas genuínas e puras.
    Mas tal como diz a Catarina,
    "A beleza está nos olhos de quem vê".

    Um beijo grato

    ResponderEliminar
  4. Tudo pelo melhor

    mesmo neste Inverno prolongado

    ResponderEliminar
  5. A beleza mais importante é a que têm as pessoas que nos encantam quando as conhecemos e conversamos com elas, independentemente de serem ou não bonitas fisicamente.

    Beijinhos

    Gosto muito da foto da montra

    ResponderEliminar
  6. A beleza tece-se de múltiplas formas, Ana, e muitas vezes não da forma mais óbvia.
    Um 2012 em tons de esmeralda!

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  7. Só agora posso responder agradecendo todos os comentários.

    C.Vurdóns
    Da beleza do vosso comentário não tenho palavras, a não ser que me transmitam sempre o vosso brilho, apesar deste ano ir ficar mais distante do blgue.
    Respondendo à questão, não.
    Bjs 7 :)))))))

    Sandra,
    Obrigada e desejo um muito bom para esses lados também! :)
    Bjs.

    Catarina,
    Pois é, a beleza está nos olhos de quem vê...
    Era tão mais fácil uma resposta concisa, não era?
    Feliz Ano Novo! :)

    Cláudia,
    Obrigada pela sua escolha. E temos que nos render ao que diz a Catarina que é imbatível, infelizmente.
    Beijinho caloroso! :)

    Mar Arável,
    Inverno prolongado ... gosto mais do Inverno é a estação que me viu nascer. É a que os dias crescem e a que prepara a Primavera, a minha preferida!
    E tudo pelo melhor. Bjs. :)

    Isabel,
    Não há dúvida. Gostei muito de te conhecer e nasceu o encanto.
    Bjs. :)

    AC,
    "Não da forma mais óbvia"...(não tenho palavras) Obrigada pelas cores de esmeralda para 2012. Para si desejo o mesmo!
    Bjs. :)

    ResponderEliminar

Arquivo