16/12/2011

A Avó

Em memória da avó de quem tenho saudades.



Rembrandt van Rijn, (Details) Portrait of an Old Woman, 1654




Pushkin Museum of Fine Arts Moscow Russia


A Avó

Tinha ao colo o gato velho
cansadamente passando
a sua branca mão pelo
pêlo dele preto e brando

Sentada ao pé da janela
olhando a rua ou sonhando-a
todo o passado passando
a passos lentos por ela

Dormiam ambos enquanto
a tarde se ia acabando
o gato dormindo por fora
a avó dormindo por dentro

Manuel António Pina, Os Livros, Lisboa: Assírio & Alvim, 2003, p. 33




10 comentários:

  1. Muito bonito, Ana.
    Acho o poema um encanto e o quadro é muito belo, embora a expressão seja de tristeza.
    Fizeste-me sentir saudades da minha avó paterna ( era muito alegre). A materna mal a conheci.

    É uma linda homenagem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Como compreendo, Ana. As saudades que eu sinto da minha avo materna, sempre tao minha amiga, tao meiga, tao presente.
    Partilho da opiniao da Isabel. Uma linda homenagem!
    Esta e a avo do sotao e dos baus? Tal como a minha, by the way...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Com toda certeza uma grande mulher e por Deus, como nos fazem falta.

    um beijo, zerafim

    ResponderEliminar
  4. O quadro apesar de muito triste é muito bonito Ana, de uma perfeição que dá vontade de tocar na tela. As minhas avós já se foram, mas tive sorte de ter 3, a oficial paterna tinha meu nome, mas não conhecí. Eram lindas, sábias e maravilhosas...

    bjs meus

    ResponderEliminar
  5. ana,
    Tive a sorte, o privilégio, de conhecer e ser mimado pelas minhas avós e pelos meus avôs.
    E o mimo dos avós é único.
    A tal ideia de serem pais duas vezes?
    Provavelmente.
    É um dos grandes desgostos da minha vida - as minhas filhas estarem a crecer longe dos meus pais.
    Bjs e bfds

    ResponderEliminar
  6. Tenho as melhores recordações dos meus avós, que foram muito importantes na minha educação e naquilo que hoje sou.
    Fiquei sem pai muito cedo e o meu avô materno foi o meu pai até falecer à 7 anos.
    A minha avózinha continua a ser um grande pilar na minha vida, agora um pouco mais descaída mas importante à mesma.
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Muito bonito tudo: a pintura de Rembrandt, o poema e o tema. Tenho muitas saudades das minhas avós. Bjs!

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, Isabel!
    Tenho saudades sim. Era afectuosa à sua maneira.
    Bjs. :)

    Sandra,
    É a avó do sótão e dos baús, sim.
    Obrigada!
    Bjs. :)

    Zerafim,
    Obrigada!
    Um beijo. :)

    Cozinha dos Vurdóns,
    Era sábia, era inteligente mas também era triste. Rembrandt é sublime!
    Bjs. :)

    Pedro,
    Então foi um felizardo como eu.
    Bjs. :)

    Carlota,
    E que pilar, que coluna!
    Bjs. :)

    Margarida,
    Há alturas em que as saudades são maiores, não é?
    Bjs. :)

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito! Vou viajar...depois volto a visitá-la!Vou ver as suas terras, Ana...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Bela postagem!

    Abraços,
    Ale.
    http://ordem-natural.blogspot.com

    ResponderEliminar

Arquivo