24/01/2009

A luz e sombra em Vermeer

Vermeer,
A Rapariga com o Brinco de Pérola


Museu dos Mauritshuis, na Holanda. c.1665


Com a Rapariga com o Brinco de Pérola abre-se uma secção dedicada a Vermeer.
Johannes Vermeer nasceu em Delft, a 31 de Outubro de 1632 e morreu a 15 de Dezembro de 1675. Também é conhecido como Vermeer de Delft ou Johannes van der Meer. É o segundo pintor holandês mais famoso do século XVII.
Vermeer pintou predominantemente mulheres jovens que contam uma história, juntando as personagens a uma actividade. Os retratos de Vermeer apresentam a caracterização de uma personalidade individualizada.
Neste retrato, a menina, aparece com um fundo escuro, neutro, muito próximo do preto, o que estabelece um contraste muito plástico. Vista de lado, a rapariga olha para o observador; tem a boca levemente aberta como se falasse connosco. Ela tem a cabeça levemente inclinada, dando a impressão de estar perdida nos seus pensamentos. Contudo, fixa o olhar atentemente no observador.
A Luz e a sombra:
Os tons amarelo-acastanhado do casaco, sem adornos faz salientar o branco luminoso da gola. Outro contraste é formado pelo turbante azul, com uma ponta pendente amarelo-limão, como um véu sobre o ombro. Vermeer usou quase as cores puras. limitando a escala de tons. os vernizes da mesma cor da superfície criam sombras.
De beleza notável é o brilho que ele confere à face esquerda em oposição à menor luz que se vê na face direita. Esta é iluminada pelo brinco de pérola que dá luz à sombra do pescoço.
Este quadro do Vermeer deu origem a um belíssimo filme. Baseado em factos reais (e muitos ficcionais), o filme conta a história de Griet (Scarlett Johansson), uma menina pobre que é obrigada a trabalhar como empregada na casa do artista e pintor Johannes Vermeer (Colin Firth) para ajudar sua família. A menina acaba por, eventualmente, tornar-se a modelo da obra mais famosa de Vermeer, considerada mundialmente e respeitada como a "monalisa holandesa".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo