09/11/2011

"Os meus Livros"

"Os meus livros (que não sabem que existo)" levaram-me até Roma, Álbum Artistico.


Um livro que adquiri na Livraria Lumière


Biblioteca do Vaticano, um lugar de sonho


Roma - Álbum artístico, Milano, Edizione e Stampa C. Capello, S/d. Magnificamente ilustrado com 132 tavole. In-oblongo.




Os Meus Livros

Os meus livros (que não sabem que existo)
São uma parte de mim, como este rosto
De têmporas e olhos já cinzentos
Que em vão vou procurando nos espelhos
E que percorro com a minha mão côncava.
Não sem alguma lógica amargura
Entendo que as palavras essenciais,
As que me exprimem, estarão nessas folhas
Que não sabem quem sou, não nas que escrevo.
Mais vale assim. As vozes desses mortos
Dir-me-ão para sempre.

Jorge Luis Borges, Obras Completas 1975-1985 in "A Rosa Profunda" (1975), Lisboa, 1998, p.113.

12 comentários:

  1. Obrigada mais uma vez. Não conhecia o poema, gostei.
    bjs meus

    ResponderEliminar
  2. Bonito poema, e também não conhecia.
    Sempre a aprender.
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Gostei do poema e o album deve ser muito bonito
    Gostas como eu de livros velhos e antigos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que poema tão belo.
    Partilho do fascínio pelos livros...

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Anamiga

    A minha querida ex-(in)subordinada Alice Vieira acaba de publicar um romance Os Profetas que dizem ser o seu primeiro para... adultos. Dos 8 aos 80, acrescento... Li-o, como sempre, de um fôlego.

    A páginas 52: Ali estão os maiores tesouros que um homem pode ter (...) que nos hão de libertar de tiranos, de opressões, de exploração, de misérias (...) Valem mais que todo o ouro e toda a prata e todas as pedras preciosas. E o que pode valer mais que todo o ouro, e toda a prata, e todas as pedras preciosas? (...) Livros

    Qjs

    ResponderEliminar
  6. Um belíssimo texto de Borges e as belas imagens da biblioteca do Vaticano.

    Para quem gosta de ler, uma biblioteca é um lugar cheio de fantasias não apenas pelo número de obras que exibe, desde os nossos modestas 2/3 milhares de livros até às de grande dimensão como a que referes.
    A biblioteca do Vaticano terá a particularidade de dispor de um acervo de consulta muito restrita e outro confidencial.
    Saber disto é promover a ida a imaginação ao rubro.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Cozinha dos Vurdóns,
    Fico contente por gostarem.
    Beijinhos 5 + 1!:)))))

    Catarina,
    Um abraço!

    Pedro,
    Obtigada!
    Bjs. :)

    Carlota,
    Tenho as obras completas de Borges Bjs. :)

    Isabel,
    Gosto muito, muito!
    É um album lindíssimo.
    Bjs. :)

    Virgínia,
    Então estamos em sintonia!:)

    Henrique,
    Muito obrigada pela sua partilha de Alice.
    Um sorriso e bjs. :)

    JPD,
    Referiu tudo no seu comentário. Tive o privilégio de estar um mês nos Arquivos do Vaticano.
    Tudo muito belo. A biblioteca é mais bela que o Arquivo.
    Põe-nos ao rubro.
    Bjs.:)

    ResponderEliminar
  8. Que lindo livro e que belo poema! Adoro livros antigos! E um outro mundo que se abre para nos!
    Beijinho grande!!

    ResponderEliminar
  9. Sandra,
    Adoro Roma e livros antigos. Este roteiro é muito interessante.
    Bjs. :)

    ResponderEliminar

Arquivo