hoje é dia delas: Crianças.
J. Herbert MacNair (pintor escocês), 1857
Havia um menino,
que tinha um chapéu
para pôr na cabeça
por causa do sol.
Em vez de um gatinho
tinha um caracol.
Tinha o caracol
dentro de um chapéu;
fazia-lhe cócegas
no alto da cabeça.
Por isso ele andava
depressa, depressa
p’ra ver se chegava
a casa e tirava
o tal caracol
do chapéu, saindo
de lá e caindo
o tal caracol.
Mas era, afinal,
impossível tal,
nem fazia mal
nem vê-lo, nem tê-lo:
porque o caracol
era do cabelo.
Fernando Pessoa in, João Alves das Neves (org.). Fernando Pessoa: comboio, saudades, caracóis. São Paulo: FTD, 1988, p.07
J. Herbert MacNair (pintor escocês), 1857
Havia um menino,
que tinha um chapéu
para pôr na cabeça
por causa do sol.
Em vez de um gatinho
tinha um caracol.
Tinha o caracol
dentro de um chapéu;
fazia-lhe cócegas
no alto da cabeça.
Por isso ele andava
depressa, depressa
p’ra ver se chegava
a casa e tirava
o tal caracol
do chapéu, saindo
de lá e caindo
o tal caracol.
Mas era, afinal,
impossível tal,
nem fazia mal
nem vê-lo, nem tê-lo:
porque o caracol
era do cabelo.
Fernando Pessoa in, João Alves das Neves (org.). Fernando Pessoa: comboio, saudades, caracóis. São Paulo: FTD, 1988, p.07
Esse caracol, isso Fernando Pessoa tinha. Nunca deixou de ser uma criança que usava a inteligência para arranhar a vida... que nunca estaria, segundo ele,à altura de uma criança...
ResponderEliminarBom dia Manuel Poppe!
ResponderEliminarPois é por isso que para mim Fernando Pessoa é um poeta maior, o meu mais preferido.
Tenho muito gosto em vê-lo por aqui. :)
ana,
ResponderEliminarEstou a ouvir uma reportagem na Rádio Macau.
Um directo a partir do Jardim de Infância D. José da Costa Nunes.
Estão a fazer as perguntas de sempre às crianças.
Um deles, o Gabriel, à pergunta "o que é que queres ser quando fores grande?", respondeu muito clramente - Rico!!!
Não é anedota.
Aconteceu agora mesmo.
Maravilha!!! :))
Gostei muito deste post, Ana! Os quadros, que nao conhecia, sao lindos!
ResponderEliminarBeijinhos e um optimo dia! :-)
A todos, sem excepção, Pessoa chegava e encantava. É um poema ternurento e transversal na idade dos destinatários :) Continuação de boa semana!
ResponderEliminargostei muito! Bom dia!:))
ResponderEliminarOlá Ana,
ResponderEliminarHoje é dia da criança, de todas...e também daqueles que ainda conseguem preservar essa magia dentro de si.
Hoje para mim, é um dia especial....
Obrigado por este post.
Beijinho grande
Blue
Só é uma pena que este dia não chegue a todas as crianças de todo o mundo.
ResponderEliminarUm beijinho
Isabel
Pedro Coimbra,
ResponderEliminarAs crianças têm um poder de observação que os rodeia muito mais lato do que nós adultos pensamos.
Fantástico!!! Desejo que o Gabriel realize o seu desejo!:))))
Sandra,
Um óptimo dia para si e para as crianças que a rodeiam. Depois de crianças todos temos um pouco, não é?:)
Bjs. :))))
R,
Boa semana, e o Fernando Pessoa maravlha-nos!:))))
Bom dia, Margarida!:))))
Blue,
Sim, julgo que a magia de ser criança não pertence só às crianças.
Bom dia especial para ti.
Bjs. :))))
Isabel,
Junto-me às suas palavras profundas e é lastimável que se tire a infância a qualquer ser humano.
Bjs. :))))
Lindo poema Ana, e o perna longa é um bom anfitrião sempre ... amo o pena longa.
ResponderEliminarQue acha uma infância de paz e possibilidades a todas as crianças. Menos doença e mais respeito, por essas criaturinha que são capazes de levar a luz a qualquer quarto escuro.
bjs e saudades, com carinho
cozinha dos Vurdóns
Cozinha dos Vurdóns,
ResponderEliminarQue bom vê-las por cá!
Concordo convosco, com as palavras sobre respeito e amor.
5 Bjs e que bom qe regressaram!:)
Obrigada, ana. Um abraço e os votos de um muito bom dia por aqui também! :)
ResponderEliminarSão o melhor do mundo. E vão-nos colorindo os dias: as crianças!
ResponderEliminarR,
ResponderEliminarOs mesmos votos!:)
George Sand,
É verdade, as crianças pintam o mundo com umas cores que nos encantam. :)
C.,
Não sabia que no Brasil era noutra altura.
Sejamos oniricos pois, estou consigo, que acabe:
1) A violência;
2) A exploração infantil;
3)Os meninos da rua.
4) A fome;
5) A exclusão;
E por último, que todas as crianças tenham igualdade de oportunidades:)