Com alívio, abordou o último tópico da conferência: o que restava hoje da poesia e do jornalismo. como instituições fundadoras da inteligência estética e da consciência cívica do homem ocidental? A primeira exilara-se do sentimento, o segundo abdicara da objetividade. Reparem, disse, e sentiu que, pela primeira vez, se dirigira à assistência, reparem como a poesia contemporânea, poesia das coisas e dos atos humanos, pouco a pouco se foi perdendo da tradicional declinação dos sentimentos, o amor, a paixão, o ciúme, a inveja, a vaidade; e como, quase insensivelmente, continuando a invocar os estados de espírito ou comoções humanas, o seu olhar se virou para o exterior, como se o pensamento e as emoções fossem cada vez mais dependentes de um mundo que se tornou demasiado ocupado pelas coisas concretas, materiais e sensíveis. Ninguém, estava certo, tinha até então reparado nisso, e, parecia-lhe, nem um só dos assistentes estava disposto a começar a concentrar-se nessa sugerida rotação do eixo de trabalho poético na tradição ocidental. Ora, o jornalismo, continuou, seguiu um percurso inverso. O seu tradicional compromisso com a verdade implicava uma espécie de religião dos factos, cujo relato, em nada, ou muito pouco, dependia da especulação sobre os sentimentos humanos. Um crime passional interessava ao jornalismo pelas circunstâncias, procedimentos e averiguações que desencadeava, não pela intensidade, modulações e emoções que o motivara.
António Mega Ferreira, Hotel Locarno. Lisboa: Sextante, 2015, p. 38
A parte final desta Dança é esfuziante !
ResponderEliminarVai muito bem com a imagem vertiginosa, Ana.
O A.M. F. tem uma mente brilhante. Mas acho-o um tanto vaidoso...
Um beijo.
Obrigada, João.
EliminarFoi assim que eu vi esta dança, a rodar, rodar...
Beijinho. :))
Para lá do personagem
ResponderEliminarainda há corações vermelhos
:))
EliminarBoa noite.
Acho a tua foto muito interessante e não consigo descobrir o que é essa espiral...
ResponderEliminarUm beijinho:)
Obrigada, Isabel.
EliminarFico contente por teres gostado.
A fotografia foi tirada a uma reprodução dos “Cerceaux” disc - Rotoreliefs" de Marcel Duchamp (1935) da Fundação Eugénio Granell, Centro Galego de Arte Contemporânea de Santiago de Compostela.
Vou colocar esta legenda pois a tua pergunta é pertinente.