01/01/2019

1 de janeiro: " A cura"

Um novo ano, no imaginário humano todas as esperanças e promessas se renovam, o futuro pode ressarcir o passado... tudo se torna possível no ciclo da vida.
Assim, procuro nas palavras de uma amiga a cura para a Humanidade como mote de iniciação.


(...)
Hoje o que venho pedir-te é a cura para a Humanidade. Os Homens estão doentes. Assistimos a todo o momento a guerras em praça pública e a julgamentos em busca de aplausos: "ele é mau, porque eu sou bom"; "ele não sabe, eu é que sei"; ele isto, eu aquilo... Como se pode sentir bem um homem que julga outro em busca de proveito próprio? E como podem outros aplaudir comportamentos assim? E onde fica a tão apregoada solidariedade? Todos somos imperfeitos, mas o Homem tornou-se egoísta e "apontar o dedo" é, infelizmente, mais fácil e rápido do que olhar para dentro de si. 

Proliferam atitudes como a rivalidade, a inveja, a hipocrisia, a mentira, a falsidade, a má-língua, a corrupção, o oportunismo, a conveniência – uma longa lista. Durante uns dias a Humanidade irá fingir que é Carnaval, colocar as suas máscaras e engalanar-se para as festas. Vai dar-se o mundo embrulhado em laços coloridos de amizade, amor e solidariedade. 
Por isso, Menino Jesus, neste Natal, queria pedir-te que fizesses com que os homens se tornem mais conscientes e melhores, pois, se isso acontecer, o mundo poderá retomar um pouco do seu equilíbrio perdido e seremos todos muito mais felizes.

Graça Alves, Carta ao Menino Jesus

(clique no nome para ver o texto completo)

Com a cortesia do youtube, porém é uma pena estar mal filmado



Aqui fica outro vídeo onde se pode ver bem a expressão corporal do bailarino.

5 comentários:

  1. 365 oportunidades para ser feliz.
    Vamos aproveitá-las.
    Beijinhos, Feliz 2019!

    ResponderEliminar
  2. Na dança de Sergei Polunin vejo sempre algum desespero a empurrar os movimentos.
    Bom Ano:).

    ResponderEliminar
  3. A Graça Alves tem uma sensibilidade que me comove. A utopia dela há-se salvar a humanidade. Se não for solução universal pelo menos é remédio para muita gente.
    A Ana generosamente deu-lhe visibilidade.
    E o que vejo a seguir tem bálsamo.
    Bj.

    ResponderEliminar

Arquivo