18/04/2013

Seis azulejos para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios a minha escolha recai num
detalhe de um Painel de Azulejos, Lição de Música, atribuído ao monogramista PMP, 1700-1730
Museu Nacional do Azulejo, Lisboa


Fuga
O músico procura 
Fixar em cada verso 
O cântico disperso 
Na luz, na água e no vento. 

Porém, luz, vento e água 
Variam riso e mágoa, 
De momento a momento. 

E em vão a área dos dedos 
Se eleva! Não traduz 
Os súbitos segredos 
Escondidos no vento, 
Nas águas e na luz... 

Pedro Homem de Mello, in "Segredo" (Retirado do citador)

10 comentários:

  1. Eu não escolhi... veio a realidade até mim.

    E fiquei com um rio no olhar

    ResponderEliminar
  2. São lindos os azulejos. Nunca fui a esse museu. Gostava de o visitar. Há tanta coisa bonita para ver...felizmente!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. É tão tarde, ANA...

    Só dá para dizer que já fui ao MN Azulejo, mas não me lembro ( fracamente ! ) destes admiráveis azulejos...

    A FUGA, do PHM é, quanto a mim, uma das mais poesias dele !

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. E é (são) escolha(s) muito bonita(s), ana
    Beijinho e bfds!

    ResponderEliminar
  5. Muito belo! Gostava de voltar ao Museu de Azulejo... Bjns!

    ResponderEliminar

  6. Magnífica a escolha... do painel de azulejos, do poema, da música...

    Um beijinho, Ana.:))

    ResponderEliminar
  7. Bonito o que afirma, Rogério!
    boa noite.

    Isabel,
    Felizmente, sim. :)
    Beijinho.

    João,
    Adorei o tema, daí lembrá-lo hoje.
    Beijinho. :)

    Obrigada, Pedro. Um fim de semana excelente. :)
    Beijinho.

    Margarida,
    Sempre que se revisita um museu ganhamos uma nova peça, não é?
    Beijinhos. :)

    Cláudia,
    Obrigada.
    Gostei muito do tema deste painel.
    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  8. Nunca fui ao museu do azulejo. Trabalhos lindos!
    Bfs
    Abraço

    ResponderEliminar

  9. Um poema belíssimo que dialoga com o não menos belo azulejo.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  10. Catarina,
    Merece uma visita.:)
    Abraço. :)

    Lídia,
    Gosto muito deste poeta. :)
    Um beijo. :)

    ResponderEliminar

Arquivo