Mostra: Raúl Rêgo, Bibliófilo, Centenário do Nascimento
15 de Abril a 25 de Maio 2013
15 de Abril a 25 de Maio 2013
Raúl Rêgo, republicano e democrata, combatente antifascista, frontal em todas as posições assumidas sem rodeios, ao longo de uma vida feita de batalhas e de coragem, foi jornalista e indiscutivelmente um dos símbolos da liberdade de imprensa...
Texto retirado da homenagem efetuada pela CML no Dia Mundial da Imprensa, 3 de Maio de 2005
«Raúl Rêgo colecionava livros, era um dos grandes bibliófilos portugueses. Mas colecionar livros é diferente de ser bibliófilo; e ser bibliófilo também é diferente de ser um estudioso e um expert no assunto: é que um livro cerrado não traz cultura! Mas o bibliófilo não gosta apenas do livro pelo conhecimento (ou divertimento) que o mesmo lhe pode proporcionar... gosta do livro pelo cheiro, pelo formato, pela época em que foi feito, pelo autor que o escreveu, pela tipografia que o imprimiu e, também, pelo seu conteúdo. Enfim, gosta do livro pelo livro. E Raúl Rêgo era esse expert, esse bibliófilo, que se passeava de livraria em livraria na busca de saciar o seu prazer infinito. Depois de ter caçada a presa, anotava-a, estudava-a e, na maioria das vezes, escrevia sobre ela.
A Biblioteca Nacional de Portugal organiza, neste momento em que passa o centenário do seu nascimento, uma mostra evocativa desse bibliófilo. Mostra que faz uma viagem entre alguns dos seus livros, objetos de estudo e de coleção – o que nos legou desses anos de investimento. A escolha incidiu entre os livros do século XVI, escolhendo daqueles apenas os que não existem nas coleções da própria BNP.»
Um dia profícuo e um fim de manhã bem passado antes da ida para a Torre do Tombo.
Encontrei Verdi na Biblioteca Nacional, onde voltarei para mostrar outras exposições, entre elas,
Verdi & Wagner, 200 anos
Na verdade
ResponderEliminaruma referência cultural
Enquanto jornalista
foi pena de oiro
Parece uma exposição bem interessante. Talvez ainda consiga ir vê-la.
ResponderEliminarUm beijinho
Mar Arável,
ResponderEliminar:) E para mim um dado que soube recentemente: licenciou-se em Teologia, uma área que muito me interessa.
Beijinho.:)
Isabel,
Tem livros preciosos mas usei de discrição. São coleção particular e custou-me estar a fotografar pormenorizadamente mas lá que apetecia, apetecia.
Beijinhos. :)
Tinha recebido uma comunicação do "Casal das Letras" acerca do centenário de Raul Rego.
ResponderEliminarUma figura que merece ser recordada.
Beijinho, ana
Deve ser uma maravilha, esta exposição! Algo a não perder.
ResponderEliminarInfelizmente não me parece que possa ir ver...:((
Um beijinho, Ana!
bjs e saudade.
ResponderEliminarpassamos para dizer oi.
A todos agradeço e deixo um beijo. :)
ResponderEliminar