09/08/2012

4 anos e Vergílio Ferreira

Na praia

Nos quatro anos de vida do blogue é a primeira vez que celebro o aniversário.
Tomei contacto com a blogosfera em 2008, depois de vir de Roma. A atitude com que principiei foi fugaz.
No início, o (In)Cultura funcionou como uma espécie de registo que possibilitava a gravação sem ocupar a memória do meu disco rígido.
A primeira visitante assídua foi a Margarida de Memórias e Imagens. Obrigada pelo estímulo e convivência! :)
Cabe-me agradecer a todos a passagem e as mais-valias que deixam.
Estou muitoooooo grataaaaa! :)))
ana

Nestas férias li um livro que me tocou imensamente: "cartas a Sandra" de Vergílio Ferreira. São cartas como o próprio título indica mas não são mera prosa, são, acima de tudo, um poema e hino ao amor.
O que é o amor?
Deixo esta imagem:

Tenho algumas fotografias tuas, mas o que procuro nelas não está lá. E é decerto por isso que raramente volto a vê-las. Porque tu  nunca foste real para eu te poder amar. E é essa irrealidade amada que estremece na minha comoção e no êxtase leve de te imaginar.

Vergílio Ferreira, Cartas a Sandra, Lisboa: Bertrand, 1999, p. 36


A partir de agora este blogue segue o novo acordo ortográfico. :(

15 comentários:

  1. Parabéns à Ana, ao blog e à presença (também) no Cartas aos Molhos. Só falta mesmo fazer parte do grupo. Fica o desafio.
    Um abraço,

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ler o excerto de Cartas à Sandra, fiquei com vontade de ler mais e vou levar este pedaço de Vergílio Ferreira.
    Um Xi,

    ResponderEliminar
  3. Resta afirmar que a ana tomou uma decisão muito feliz, para si e para nós, há 4 anos.
    Beijinho de um leitor assíduo

    ResponderEliminar
  4. Eu é que agradeço pelo blogue e por mais este belo post! Bjs!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns!
    Tanta coisa que aqui tenho aprendido e apreciado, agradeço-te por isso.
    E não é que essa citação do livro é tão verdadeira? Fiquei com vontade de o ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Parabéns por estes 4 anos de beleza, Ana! :-) E que venham muitos mais para nossa alegria!
    Gosto muito do "Cartas a Sandra". Bela escolha!
    Beijinho e continuacao de boa semana!
    :-)

    ResponderEliminar
  7. Desde o dia em que tive conhecimento deste cantinho maravilhoso, que sou visitante assídua. Local onde somos brindados com muito bom gosto e beleza.
    Parabéns ao (In)Cultura e um beijinho especial à Ana.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns Ana. O teu blogue é muito bom e é uma referência (que sigo há dois anos mais ou menos ). Que continues por aqui muitos anos a trazer-nos coisas belas.

    Tenho o Cartas a Sandra que já li. Já li os livros, que tens referido,do Vergílio Ferreira. É um escritor de que gosto muito.

    A foto está linda.

    Um beijinho, Ana, e parabéns!

    (Eu ainda não sou capaz de aderir ao novo acordo...)

    ResponderEliminar
  9. E a essa amiga, que soube sair da páginas encantadas e atravessar o mar,
    que permitiu abrir um facho entre nós e ela,
    que acalentou sonhos, tristezas, aventuras e alegrias ...

    Parabéns mesmo é para nós, que achamos você.

    bs muitos de todas por aqui.

    ResponderEliminar
  10. Muitos parabéns! Habituei-me a vir aqui espreitar o seu blogue e descubro sempre a sensibilidade e o bom gosto.
    Um beijo querida Ana!
    Vou voltar sempre.............

    ResponderEliminar
  11. Felicito-te vivamente pelo 4º aniversário do nosso
    ( In)Cultura.

    Não fazia a menor idéia, acreditas ?

    Um beijo, com Amizade e muita admiração, além do agradecimento por postagens tão plenas de CULTURA.

    ResponderEliminar
  12. Maria,
    Muito obrigada pelas suas palavras e convite!
    Um beijinho. :))

    Pedro,
    Muito obrigada!:))
    Beijinhos!

    Margarida,
    Eu agradeço imenso a sua sensibilidade e a motivação que me deu, pois acalentou-me muito.
    Beijinhos.:))

    Carlota,
    Lê, pois é de uma sensibilidade extraordinária. São cartas para o céu, pois a mulher já havia morrido de doença. Não é triste, é belo!
    beijinhos, :))

    Sandra,
    Muito obrigada! O livro é belo e o nome é importante, neste caso.
    Beijinhos:))

    Cláudia,
    Muito, obrigada pelas palavras e pelo apoio. :))
    Beijinhos.

    Isabel,
    Muito obrigada pela tua presença constante!
    Tenho que adotar o acordo mas se calhar vou-me esquecendo. Falta de hábito.
    Beijinhos. :))

    Queridas Amigas,
    Atravessar o mar foi uma das coisas boas que me aconteceu. Estou muito grata pelas vossas palavras e carinho. tenho aprendido tanto sobre tolerância.
    Beijinhos. :))+ )))))))))

    Querida MJ,
    Muito obrigada pelas palavras carinhosas e incentivo pois partilho o mesmo gesto e gosto muito de passar pelo Falcão de Jade!
    Beijinhos. :))

    João,
    Muito, muito obrigada pelas palavras reconfortantes e incentivo.
    Beijinho. :))

    ResponderEliminar
  13. Parabéns !!
    Gosto sempre de vir aqui e ler os seus textos, obrigada :)

    ResponderEliminar
  14. O (In)Cultura tem sido, para mim, uma lufada de ar fresco.
    Parabéns, Ana!

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  15. Marizei,
    Muito obrigada!
    Abraço.

    AC,
    Obrigada!:)
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Arquivo