Ana de Castro Osório foi pioneira em Portugal na luta pela igualdade de direitos entre homem e mulher. Uma das suas obras emblemáticas foi Mulheres Portuguesas (1905), o primeiro manifesto feminista português. As crianças foram para ela um elemento importante por isso consagrou-lhes várias histórias infantis. É nessa faceta que hoje a homenageio.
(...) Bandos d'andorinhas passavam arrevoando junto á terra, piando, friorentas, saudades do sol, que deixaram lá em baixo[94] a doirar minaretes agudos, a acariciar palmeiras, que ondulam brandamente as suas folhas em leque, e graves mulheres que passam envolvidas em brancas musselinas transparentes.
Encostada aos vidros da minha janella, eu olhava distrahida... Quem passaria por uma tarde assim?... A lama viscosa e pardacenta parecia querer subir, em maré cheia de tedio, a engolfar o mundo na sua molleza repugnante. Tardes ennodoadas e longas que ennoitam o nosso espirito, fazendo-nos perder a esperança de que jamais um raio de sol ou uma nesga de céo azul venha alvoroçar-nos em sonoridades de risos!
Ana de Castro Osório, "Entardecer", in Infelizes (Historias Vividas). (daqui)
Junto e agradeço a 5 grandes mulheres brasileiras, da Cozinha dos Vurdóns, o sêlo que me ofereceram e que faz parte da vinheta.
Ana querida,
ResponderEliminarÉ uma honra estar do lado de mulheres memorávéis, que muito contribuiram para um novo passo no mundo.
É infinitamente honrozo ter o privilégio de conviver com mulheres como você, que constroem o mundo e reconstroem a própria vida a cada momento.
desvalessa - amam Ana
Um prémio inteiramente merecido quando se está a homenagear um grande Senhora!!
ResponderEliminarBjs
Queridas amigas,
ResponderEliminarAgradeço as vossas palavras e gostava muito de reconstruir a vida a cada momento mas julgo não ter potência.
5 beijinhos especiais. :)))))
Pedro,
Muito obrigada pela simpatia.
Bjs. :)
Ana,
ResponderEliminarme permita descordar, as vezes usamos de dureza sem igual com nós mesmas.
a inércia não pertence a quem se questiona e mesmo que seu pensamento seja de doutorando e portanto mais exato e preciso, deixe devagar de olhar para o espelho, a fim de perceber defeitos, e olhe para seus pés - tens a capacidade de andar...andar é preciso.
continuando com a admiração e discordando de você, 5 grandes bjs
Muito obrigada pela luz do andar, caminhar.
ResponderEliminar5 mil bjs. :)))))
Parabens pelo premio, Ana! Muito, muito merecido, pela beleza e generosidade com que sempre nos brinda! Mil vezes obrigada! :-)
ResponderEliminarBeijinhos :-))
Sandra,
ResponderEliminarMuito obrigada!
Gosto muito que partilhe as suas ideias, o seu sorriso pois faz-me sorrir.
Beijinhos! :)))
Era, além disso tudo, uma linda mulher! fez muito bem em lembrá-la!
ResponderEliminarbeijo
Obrigada MJ.
ResponderEliminarBeijinhos. :)