10/03/2018

" ... ao Sol"

Que saudades do sol!


As coisas nítidas confortam, e as coisas ao sol confortam.

As coisas nítidas confortam, e as coisas ao sol confortam. Ver passar a vida sob um dia azul compensa-me de muito. Esqueço indefinidamente, esqueço mais do que podia lembrar. O meu coração translúcido e aéreo penetra-se da suficiência das coisas, e olhar basta-me carinhosamente. Nunca eu fui outra coisa que uma visão incorpórea, despida de toda a alma salvo um vago ar que passou e que via.

s.d.


Bernardo Soares, Livro do Desassossego por  Vol.II.  (Recolha e transcrição dos textos de Maria Aliete Galhoz e Teresa Sobral Cunha. Prefácio e Organização de Jacinto do Prado Coelho.) Lisboa: Ática, 1982, p. 266.

9 comentários:

  1. Gosto do túnel e do ambiente tranquilo, Ana.

    Um beijo amigo.

    ResponderEliminar
  2. Boa escolha da música! (E da foto...): Vamos ver se se abrem as portas do sol! Às vezes a música ajuda. Beijinhos e bom domingo querida Ana!

    ResponderEliminar
  3. Também já tenho saudades do sol, mas não me importo que continue a chover mais uns dias para o equilíbrio voltar.

    Beijinhos e bom domingo:)

    ResponderEliminar
  4. O certo é que a nitidez e o sol fazem bem e não apenas às coisas:); e até mesmo que Bernardo Soares o não tivesse dito. Hoje, em clara nitidez só a chuva. E depois o sol com a terra a frutificar, será muito mais efusivo.

    ResponderEliminar
  5. Chegou aqui hoje.
    O Sol, claro.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  6. A foto é belíssima e uma poderosa competidora
    ao concurso do dia 18. Parabéns, Ana.
    Estando sem sol, vivo esperando o sol. Srrrrss...
    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito do texto. Também tenho saudades do sol e até outro dia sonhei que estava o céu azul. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Não vinha aqui há léguas, enfim, sem fim...
    O (D)desassossego de BS tem destas coisas lúcidas que nos transportam na claridade das evidências, que apreciamos na surpresa ao virar de esquina.
    Para lá do translúcido há a transparência. Desvendada na imagem, belíssima, que se vê?
    - água que suprime a gravidade da pedra em arco sustentado.

    Bj.

    ResponderEliminar

Arquivo