26/06/2013

Modigliani "Rome is not outside me..."

Modigliani de Mick Davis é um filme que merece um registo. Retrata um grupo de intelectuais de vanguarda, residente em Paris, à procura do sentido da vida. Andy Garcia encarna o papel de Amadeo Modigliani, um pintor sem dúvida italiano, como ele mesmo assume na seguinte citação:

(...) Enquanto falo contigo, Roma não está lá fora, mas dentro de mim, como jóia terrível encastoada nas suas sete colinas, em sete ideias imperiosas.Roma é a orquestração que me envolve, a arena circunscrita em que me isolo e em que concentro os meus pensamentos. A sua suavidade febril, os seus campos trágicos, a sua beleza e harmonia, tudo isso é meu, pertence aos meus pensamentos e à minha obra.*
Carta para Oscar Ghiglia


"Modigliani representa o protótipo do artista que executa a sua obra nos estúdios sórdidos de  Mmontmartre e de Monparnasse, afundado em álcool, haxixe, amor e poesia".

Doris Krystof, Modigliani. Colónia: Taschen, 2000, p.7,*10,

Amadeo Modigliani, auto-retrato, 1919,
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil
(Wikimedia Commons)
File:Modigliani-autoretrato-macusp1.jpg

Jeanne Hébuterne, Retrato de Modigliani (mas poderá ser um auto-retrato?)
(daqui)
Ficheiro:Modibyjeanne.jpg

Modigliani, Jeanne 1918, coleção privada
(Wikimedia Commons)
File:Porträt der Jeanne Hébuterne, Amedeo Modigliani.jpg

No Salão dos Artistas


Chaïm Soutine (1893-1943), Carcaça
Chaim Soutine Carcass of Beef Circa 1925. oil on canvas, 55-1/4 x 42-3/8 inches

Moïse Kisling (1891-1953), Medo

Maurice Utrillo (1883-1955), Loucura

Pablo Picasso (1881-1973), detalhe de Modigliani daqui

Modigliani, Jeanne, no vídeo.

9 comentários:

  1. Conheces algum ARTISTA que não precise de se "elevar" para produzir ?
    Olha o caso actual da Paula Rego.

    Belo post ( COMO SEMPRE ! ).
    Um dos MELHORES BLOGUES que conheço !

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Nem sempre gostei de Modigliani. Mas quando veio a Toronto a exposição “Modigliani: Beyond the Myth”, há uns anos, fui várias vezes à Galeria de Arte do Ontário ver a exposição e cada vez que a via mais a apreciava. Com o tempo, e depois de ler mais sobre a sua vida, sobre a sua obra, fiquei grande admiradora deste pintor que viveu, de facto, uma vida muito tumultuosa.

    ResponderEliminar
  3. Andy Garcia a encarnar Modigliani?
    Uma proposta no mínimo curiosa, Ana.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Um artista muito interessante - vi em Serralves, há uns 10 anos, uma exposição excelente comparando a obra dele com a de Amadeu Souza-Cardoso. bjns!

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de Modigliani.
    Gostava imenso de ver o filme, ainda por cima também gosto do actor Andy Garcia.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. sempre gostei imensamente de Modgliani..teve uma vida mto triste, mas que grande artista!
    um gde beijo!

    ResponderEliminar
  7. Ana, o filme deve ser muito bom!

    Modgliani é genial...

    Bonito post, bem interessante!

    Beijinhos.:))

    ResponderEliminar
  8. Segui a sua sugestão e vi o filme sobre Modgliani. Encontrei-o, num registo integral, no youtub.
    Ainda que desnecessário não deixo de referir o enorme prazer que me proporcionou.
    Há, naquele homem, um misto de sentimentos, posturas. Ao génio, alia-se uma imensa capacidade de amar, uma loucura (inconsciente?!), uma vida de vicio e desnorte.
    Curiosa a relação com Dali.
    Quanto à interpretação de Andy Garcia? Espantosa!

    Obrigada.
    Só assim entendo a bondade da blogosfera. Um espaço de troca de saberes, de opiniões,
    Beijinhi

    ResponderEliminar
  9. As minhas desculpas pelas gralhas do último comentário. Enviado via telemóvel, eis o resultado.

    Beijinho

    ResponderEliminar

Arquivo