02/07/2012

"Nulla die sine linea."


"Nulla die sine linea. Ni un solo día sin una línea",
Citação atribuida a Plinio el Viejo, 23-79 a.C.

Plinio contaba la historia de Apeles de Colofón, pintor oficial de Alejandro Magno, quien tenía el hábito sistemático de no dejar pasar ni un día sin praticar su arte trazando al menos una línea. Una de estas líneas que trazó en una tabla donde otros estaban dibujando era tan fina que nadie pudo reproducirla. Existe algo más elemental y a la vez poderoso en el arte que el trazado de una simple línea?

Catálogo da exposição nulla dies sine linea, Dibujo Español Contemporâneo, Madrid: Ministerio de Cultura, p. 9.

Ser imperfeito é fácil, difícil é atingir a perfeição.

17 comentários:

  1. Muito interessante. Boa semana e beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Este post não é para mim, que não percebo nada.
    O que quer dizer "Nulla die sine linea"?

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Já me esquecia: mudaste o visual. Está de Verão. Convida a sentar um pouco e conversar. Por isso aqui estou!

    ResponderEliminar
  4. Sabe, Ana, Plínio tinha razão. Viver é a mais profunda das artes, e com uma particularidade: não pactua com calendários.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  5. Também fui ao tradutor do google para me ajudar...
    Mesmo uma simples linha por muito básica que seja, fica tão tremida nas minhas mãos!!...
    Quanto à perfeição, não a procuro. É uma ilusão... Contudo, tal facto, não deve ser uma desculpa para a imperfeição!
    Gostei bastante da "leitura" que a Isabel fez das cadeiras vazias. Tal não me ocorreu. Mas agrada-me imenso a ideia.
    Beijinhos e muito sol.:))

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito, até porque essa máxima é indispensável!
    Em tudo o que se faça, como se faça, por que se faça.
    A perfeição -ou imperfeição...- logo se verá no fim das tais linhas. Temos é que humildemente escrever a nossa linha todos os dias!
    Gosto mais deste seu novo look! Alegre, azul!

    ResponderEliminar
  7. Arte é criação e suor. É devaneio e trabalho. É dedicação e desprendimento. É entregar-se integralmente ao poder criativo, exercitando o olhar, a mão, a voz, o corpo inteiro. Existe algo mais elementar do que a entrega?
    Beijos, boa semana.

    ResponderEliminar
  8. Tenho muita pena que o tamanho não me permita apreciar devidamente o trabalho da MYRA LANDAU !
    Sugiro que faças uma postagem própria com ele.
    Mas dou-te os parabéns pela distinção que recebeste de tão grande Artista !

    Não será, propriamente, a propósito do que Plínio disse, mas acho que podemos lá chegar com o Rainer Maria Rilke :

    > DEIXA QUE A VIDA TE ACONTEÇA. ACREDITA - A VIDA ESTÁ SEMPRE CERTA. <

    ResponderEliminar
  9. Margarida,:)
    Obrigada, boa semana e beijinhos. :)

    Isabel,
    A frase está traduzida para espanhol e tu não reparaste. Quer dizer: "nem um único dia sem uma linha".:)
    Já viste o muro bem precisava de uma linha que o endireitasse.
    A ideia é essa vem sentar-te aqui a conversar.
    Beijinhos mil:)

    AC,
    Tem razão não pactua com calendários, era bom que eles não existissem.
    Obrigada, beijinhos. :)

    Cláudia,
    A imperfeição tem que ser combatida com perseverança, era bom que não fosse tão importante mas é. :)
    As cadeiras são exactamente o objectivo que a Isabel assinalou. A fotografia pode não ser tão boa como a anterior mas gosto do azul no branco da pedra e na parede clara.
    Beijinhos. :)

    Maria João,
    Todos os dias faço uma linha mas ainda não sai perfeita. É uma luta... :)
    Obrigada por ter gostado da nova cara da minha janela.
    Beijinhos. :)

    Jane,
    Não, não existe, só a entrega é que faz sentido.
    Beijinhos e obrigada pela visita. :)

    João,
    Vai sair amanhã, depois dos meus afazeres. Quero fazer uma postagem especial como a pintura é. Depois verá que é linda, linda e tem tanto da minha cara.
    Sabe que gosto sobremaneira de Rainer Maria Rilke?
    Já tenho algumas postagens dele para registos e memorandos futuros.
    Obrigada pela citação, também lhe darei sentido. :)
    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  10. Gosto das cadeiras azuis e do contraste com o branco, da ideia do convite a conversa e da citacao do Rilke lembrada pelo Joao.
    Bjs!!:-)

    ResponderEliminar
  11. Myra,
    Obrigada!
    Beijinhos mil. :))

    Sandra,
    Obrigada. Também adoro Rilke! :)
    Beijinhos.:)

    ResponderEliminar
  12. Jane,
    Last but not least, grata pelo sua visita. :)

    ResponderEliminar

Arquivo