White Bird foi o livro que levou à realização do filme com o mesmo nome.
Não li o livro, vi o filme que estreou em Portugal,em 2024. No entanto, as circunstâncias do momento presente levam-me a revisitá-lo.
https://www.fnac.pt/White-bird-a-novel-R-J-Palacio/a10294607?origin=google_pla_livro&gad_source=1&gad_campaignid=19550090093&gclid=Cj0KCQjw-ZHEBhCxARIsAGGN96JZq0GonJCFZS-a2j6TO9eQj5Avu7XDOKNWEZk-L6hEQA3-y7-zHWUaAqnVEALw_wcB
“You might forget many things in your life, but you never forget kindness."
Sara (Grandmere) https://www.goodreads.com/work/quotes/66683700-white-bird
O filme Pássaro Branco é um drama histórico passado durante a ocupação nazi, em França. Utiliza uma linguagem fantástica e imagens poéticas para comunicar a importância da empatia, generosidade e imaginação como meios de resistência moral.
O tema é profundamente relevante se extrapolarmos para os conflitos contemporâneos, como o atual conflito Israelo-Palestiniano.
Realizador: Marc Forster.
Como é possível que o genocídio se perpétue? Como é possível que quem sofreu desse mal o perpétue?
Como é que podemos transformar a diferença numa força para o bem comum?
Enfim, o filme expõe a urgência de combater o antissemitismo, o discurso de ódio, o negacionismo e a intolerância, que ressoam hoje nos conflitos globais.
Ficha técnica simplificada:
Roteiro: Mark Bomback
Elenco: Helen Mirren (avó Sara e narradora), Ariella Glaser (adolescente, Sara Blum), Orlando Schwerdt (Julien Beaumier), Bryce Gheisar (neto de Sara, Julien Albans), Gillian Anderson (Vivienne Beaumier, mãe de Julien).
Sem comentários:
Enviar um comentário