11/11/2010

"A reprodução da cor é a maior dificuldade da arte", El Greco

El Greco, Doménikos Theotokópoulos , é um pintor de minha eleição. A sua estética é, para mim, extraordinariamente inovadora.
Desde Sexta-feira passada que S. Martinho nos acompanha pois, foi a vinheta que escolhi para esta semana.
Hoje, é dia de S. Martinho. Quem foi este homem?
Foi um soldado romano, do século IV que abraçou o cristianismo. O seu amor por Cristo levou-o a aceitar o cargo de Bispo de Tours, em 371.
Nesta tela, aparece trajado como cavaleiro do século XVI. El Greco materializa deste modo, a lenda de São Martinho, nela o santo teria dividido a sua capa com um mendigo dando mostras da sua generosidade.

El Greco, S. Martinho, 1597-99

National Gallery of Art, Washington, D.C.


Detalhe

"Acredito que a reprodução da cor é a maior dificuldade da arte."

El Greco (notas do pintor)

Marias-Bustamante, Las Ideas Artísticas de El Greco, p. 80 (Wikipedia)

4 comentários:

  1. Aqui em Torres hoje é feriado municipal e o dia está de sol, como é da praxe!
    ... De resto concordo com a frase de Greco sobre a cor. Dá-me que pensar.
    Bom dia de S. Martiinho!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia de S. Martinho! :)
    Por aqui também está sol e há castanhas para saborear.
    Obrigada Margarida.

    ResponderEliminar
  3. Estive em Toledo ha uns 18 anos, mas o Museu estava fechado. Tive pena, porque gosto muito de El-Greco :-)
    Ainda tenho de voltar a Toledo :-)

    ResponderEliminar
  4. Também eu sou fã de El Greco.
    Ainda não estive em Toledo, embora passasse lá perto. Também tenho que ir até lá.
    Bjs :)

    ResponderEliminar

Arquivo