19/08/2010

Um, espelho, um violino e muita luz...

Encontrei a Lição de Violino no blogue indicado.
x
Gostei da atmosfera: duas mulheres, um violino, um espelho que distorce a realidade ou a projecta.
Maravilhei-me com a luz, muita luz reflectida na parede, nos objectos, nos vestidos e no chão. As cores suaves do quadro transmitem harmonia e serenidade. Que história se poderia contar? Estou tão preguiçosamente enlevada que não consigo arranjar uma história. Fecho os olhos e ela desenrola-se. Gostaria de resumir tudo numa palavra, sem espartilhos, como sonhou Vergílio Ferreira no seu Diário. No Romancero generale encontrei um poema do século XVII que encerra o meu pensamento...

Leonard Campbell Taylor, A Lição de Violino

Óleo sobre tela

Retirei daqui Victorian Edwardian Paintings

Como o vento murmuram
minha mãe, as folhas
e ao som adormeço sob a sua sombra
.

Anónimo, Romancero general (início século XVII) in Rosa do Mundo, 2001 Poemas para o Futuro, Lisboa: Assírio & Alvim, 2001, p.931 (trad. José Bento)

Dedico, timidamente, este poema a uma amiga que ganhei caída do céu e hoje faz anos. Parabéns!


Mozart Violin Concerto No. 5 in A major (Turkish) K219 - Janine Jansen, European Union Youth Orchestra, Vladimir Ashkenazy conductor


4 comentários:

  1. Gosto bastante desta pintura. Dá uma sensação de tranquilidade e a luz é magnífica. O efeito do espelho, lembrando Van Eyck, também é muito interessante. Gosto muito de pinturas com temas musicais e com espelhos. Não conhecia esta, mas fiquei a conhecer. Bjs!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Margarida!

    Também partilho dos seus gostos,
    tranquilidade foi o que senti. O espelho é muito interessante, fiquei fascinada por alguns quadros que o blogue que indiquei reune.
    Boa tarde! :)

    ResponderEliminar
  3. Esta edição esteve à beira de reunir um naipe de autores se não se tivesse dado o caso de teres falado numa narrativa que te apetecia fazer e achaste melhor guardá-la para ti.

    O quadro é lindo e faz lembrar a estrutura da obra de Vermeer;
    O poema é uma delícia;
    O Concerto para violino de Mozart divinal.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá JPD,

    Não consegui escrever, achei que qualquer história que inventasse não iria homenagear o quadro quanto ele merece...

    No que diz respeito a Vermeer, bem visto, não me lembrei e tem de facto parecências. Por isso, é que me maravilhou. Boa associação. Parabéns!

    Achei graça! :)

    ResponderEliminar

Arquivo