09/08/2010

A perturbação enriquece!

No Museu de Belas Artes de Budapeste vi este busto de uma "Parca" que me perturbou, não só por causa da peça escultórica estar tão realista mas, também, pela sua falta de beleza. Infelizmente tinha pouca informação, a loja do museu estava em obras e não consegui encontrar em inglês um bom catálogo da exposição. Julgo que poderá ser uma cópia.
Esta Parca era uma das três deusas, ou moiras na mitologia grega, que determinavam o curso da vida ou o destino.
x
Parca, cerca de 1600, de um mestre italiano não identificado.

Museu de Belas Artes, Budapeste, Hungria

A perturbação enriquece!

Em Roma, as Parcas (equivalentes às Moiras na mitologia grega) eram três deusas: Nona (Cloto), Décima (Láquesis) e Morta (Átropos).

Determinavam o curso da vida humana, decidindo questões como vida e morte, de maneira que nem Júpiter (Zeus) podia contestar suas decisões.

Nona tecia o fio da vida, Décima cuidava de sua extensão e caminho, Morta cortava o fio. Eram também designadas fates, daí o termo em ingles "fate"(destino) é interessante notar que em Roma se tinha a estrutura de calendário solar para os anos, e lunar para os actuais meses. A gravidez humana é de nove luas, não nove meses; portanto Nona tece o fio da vida no útero materno, até a nona lua; Décima representa o nascimento efetivo, o corte do cordão umbilical, o início da vida terrena, o individuo definido, a décima lua. Morta é a outra extremidade, o fim da vida terrena, que pode ocorrer a qualquer momento.


Sobre o Caminho

Nada

nem o branco fogo do trigo
nem as agulhas cravadas na pupila dos pássaros
te dirão a palavra

Não interrogues não perguntes
entre a razão e a turbulência da neve
não há diferença

Não colecciones dejectos o teu destino és tu

Despe-te
não há outro caminho

Eugénio de Andrade, in "Véspera da Água"

2 comentários:

  1. Olá Ana. Também partilho do gosto por destinos "culturais". É muito gratificante quando a viagem satisfaz e enriquece. Parece ter sido esse o caso. Desejo-lhe uma excelente continuação no intervalo que antecede a próxima :)

    ResponderEliminar
  2. R,
    Obrigada. A viagem foi gratificante e deu para descansar a cabeça porque foi cansativa fisicamente.
    Mas diz-se que "quem corre por gosto não cansa".
    Em suma, foi excelente.
    Obrigada pela sua visita. :))

    ResponderEliminar

Arquivo