22/01/2009

Cada tela conta uma história: há rosas que nunca murcham...

"Rapaz com Cachimbo", Picasso 1905
(Óleo sobre tela (100 × 81.3 cm)

O Rapaz do Cachimbo” é uma tela de 1905, foi pintado em Montmartre, Paris. Retrata um jovem francês com um cachimbo na mão esquerda e uma coroa de rosas na cabeça e pertence à fase cor-de-rosa de Picasso.
De uma beleza eterna esta tela representa, para mim, a passagem da inocência para a idade adulta. Os bouquets de rosas que ladeiam o jovem sugerem duas asas de um anjo.

Picasso nasceu em Málaga (Andaluzia) a 25 de Outubro de 1881 e morreu a 8 de Abril de 1973. Recebeu o nome completo de Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santíssima Trinidad Ruiz y Picasso.

Os historiadores de arte sistematizaram a obra de Picasso em cinco períodos: O Azul, o Rosa, o Africano, o Cubismo Analítico e o Cubismo Sintético.

Período Azul (1901–1904)
Consiste em obras sombrias, em tons de azul e verde azulado, ocasionalmente usando outras cores. Desenhava prostitutas e mendigos, fruto das viagens efectuadas em Espanha e do suicídio de seu amigo Carlos Casagemas. Pintou vários retratos do amigo, culminando com a pintura obscuramente alegórica de La Vie. O mesmo tom está na água-forte The Frugal Repast, que mostra um cego e uma mulher perspicaz, ambos emagrecidos, sentados perto de uma mesa vazia. A cegueira é um tema recorrente, está presente em The Blindman's Meal e no retrato Celestina. Outros temas frequentes são artistas, acrobatas e arlequins.

Período Rosa (1905–1907)
O Período Rosa é caracterizado por um estilo mais alegre com as cores rosa e laranja, e usa novamente muitos arlequins nas suas telas.

Período Africano (1907–1909)
O Período Africano de Picasso começou com duas figuras inspiradas em África no seu quadro Les Demoiselles d'Avignon.

Cubismo analítico (1909–1912)
É um estilo de pintura que Picasso desenvolveu com Braque usando cores marrons monocromáticas. O nome vem da geometrização das formas, da decomposição da imagem em vários planos: o expectador deveria ver o objecto de todos os ângulos possíveis.
A pinturas de Picasso e Braque eram muito semelhantes nesse período.

Cubismo sintético (1912–1919)
É um desenvolvimento posterior do Cubismo no qual fragmentos de papel (papel de parede ou jornais) eram colados em composições, marcado o primeiro uso da colagem nas artes plásticas.

Classicismo e surrealismo
No período seguinte ao caos da primeira guerra mundial Picasso procurou o "retorno à ordem". Este princípio era seguido por vários artistas europeus na década de 20, incluindo Derain, Giorgio de Chirico, e os artistas do New Objectivity Movement. As pinturas e textos de Picasso deste período frequentemente citam o trabalho de Ingres.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo