27/10/2018

na hora de pôr a mesa






na hora de pôr a mesa, éramos cinco

na hora de pôr a mesa, éramos cinco:
o meu pai, a minha mãe, as minhas irmãs
e eu. depois, a minha irmã mais velha
casou-se. depois, a minha irmã mais nova
casou-se. depois, o meu pai morreu. hoje,
na hora de pôr a mesa, somos cinco,
menos a minha irmã mais velha que está
na casa dela, menos a minha irmã mais
nova que está na casa dela, menos o meu
pai, menos a minha mãe viúva. cada um
deles é um lugar vazio nesta mesa onde
como sozinho. mas irão estar sempre aqui.
na hora de pôr a mesa, seremos sempre cinco.
enquanto um de nós estiver vivo, seremos
sempre cinco.


José Luís Peixoto, A Criança em Ruínas, Vila Nova de Famalicão. Quasi, 2007.


8 comentários:

  1. Uma imagem que fala como o JLP !
    Beijo amigo.

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso desse texto do José Luís Peixoto. Emocionou-me a primeira vez que o li, porque o meu pai tinha morrido há pouco tempo.

    A fotografia está espectacular!
    Tu és uma pessoa muito criativa, Ana.

    Beijinhos e bom fim-de-semana:))

    ResponderEliminar
  3. Como diz o João, foto e palavras convergem, o candeeiro de petróleo puxa para a lembrança. O texto de José Luís Peixoto lê-se e entranha, torna-se cada um. No pôr da mesa, seremos para sempre cinco, quatro, três, seis..."enquanto um de nós viver".

    ResponderEliminar
  4. Gosto da natureza morta. :) E do Camané.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pela bela foto, Ana... de um bucolismo tocante.
    Também gostei da sensibilidade do poeta e de Camané.
    Dias tranquilos...
    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderEliminar
  6. A fotografia é linda. O poema é belo, mas o tema é triste - detesto ausências. Beijinhos!

    ResponderEliminar

Arquivo