19/10/2019

Like an angel


Movimento
Se tu és a égua de âmbar
                  eu sou o caminho de sangue
Se tu és o primeiro nevão
                  eu sou quem acende a fogueira da madrugada
Se tu és a torre da noite
                  eu sou o cravo ardendo em tua fronte
Se tu és a maré matutina
                  eu sou o grito do primeiro pássaro
Se tu és a cesta de laranjas
                  eu sou o punhal de sol
Se tu és o altar de pedra
                  eu sou a mão sacrílega
Se tu és a terra deitada
                  eu sou a cana verde
Se tu és o salto do vento
                  eu sou o fogo oculto
Se tu és a boca da água
                  eu sou a boca do musgo
Se tu és o bosque das nuvens
                  eu sou o machado que as corta
Se tu és a cidade profunda
                  eu sou a chuva da consagração
Se tu és a montanha amarela
                  eu sou os braços vermelhos do líquen
Se tu és o sol que se levanta
                  eu sou o caminho de sangue

Octavio Paz, in "Salamandra"
Tradução de Luis Pignatelli,
Retirado do Citador



6 comentários:

  1. Que belas palavras. Pena o anjo da foto (Rolls Royce) gastar 30 litros aos 100...

    ResponderEliminar
  2. O poema é muito sugestivo no verso/reverso que vai traçando.

    ResponderEliminar
  3. O anjo lá de cima é uma sedução!!
    Bjs, boa semana

    ResponderEliminar
  4. ... e se tivéssemos um barco seria inútil
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Tra i modelli dell'azienda troverai un orologio per tutti i gusti e con qualsiasi funzione. Franck Muller: orologi replica il suo design incomparabile e un'incredibile attrezzatura tecnica aiutano a svolgere ogni compito.

    ResponderEliminar

Arquivo