22/09/2018

Caminhos de pedras


(...) estou a ficar enfeitiçada por este sossego, os caminhos de pedras brancas com plátanos, trepadeiras, de folhas verdes e vermelhas, o pinhal de Camarido, as casas fechadas, compostas, em frente ao  mar, o sol e a sua estradade luz e de sons nas águas quase paradas. Penso que hei-de  acabar a vida numa cabana ao pé do mar. E sempre a praia me pareceu melhor no outono.
Carta a Jacinto Prado Coelho, 1 de outubro 1971.
Viajar com... 
Maria Ondina Braga, Coleção: Viajar com... Os Caminhos da Literatura, Texto de Isabel Mateus. Braga: Opera Omnia, Cultura do Norte, 2012, p. 22.

Adquiri este livro na Livraria Lumière. Obrigada Cláudia por me dar a conhecer esta colecção.


14 comentários:

  1. Um post feliz. Ou do meu agrado. Tudo conjuga: o gato em raios dourados, as pedras polidas pelo tempo, o enleio das palavras. E depois a voz. Um homem que penso sempre de mau feitio (não sei porquê, mas penso). Mas uma ternura desmedida neste canto da tardinha.
    Bom domingo, Ana:)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela bela foto, estimada Ana.
    Uma cabana ao pé do mar, com comodidades que consideramos
    indispensáveis, como 'internet' e rendimento garantido é
    o sonho de muitos de nós...
    Suspeito que não haveria costa para todos.
    Por aqui, ainda muito calor...
    Um Outono muito tranquilo e aprazível.
    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que a visitar, ando longe de tudo...
      Beijinho grato.:))

      Eliminar
  3. Interessante...
    como as pedras são fundamentais.
    Em tudo na vida é
    a começar pela feliz,
    expresso assim a harmonia
    que a fotografia induz.
    Introduz.
    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pedras reflectem a luz e o gato escondido.
      Beijinhos. :))

      Eliminar
  4. Comemora-se de hoje para amanhã a Festa da Lua aqui em Macau.
    É o Outono que chega oficialmente.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  5. Uma boa opção: "uma cabana com vista para o mar", penso que me vou identificar com a escrita da Maria Ondina. Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  6. Ana,
    Penso que tenho os livros quase todos desta colecção, que inicialmente eram publicados pela editora Caixotim.
    Pouco sabia sobre Maria Ondina Braga e gostei bastante de ler o livro em questão!
    Beijinhos.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li vários livros dela, na biblioteca. Tenho um, agora dois, graças à Lumière que me enviou o "Lua de Sangue".
      Desconhecia a ligação dela ao Jacinto Prado Coelho.
      Beijinhos. :))

      Eliminar

Arquivo