29/07/2018

Moldura de Verão- Leituras de Verão II - Kazuo Ishiguro

Um Verão com um começo nipónico, Ishiguro segue-se a Mishima. Gostei do romance com sabor histórico.

O romancista Kazuo Ishiguro na sua casa, em Londres, logo após o anúncio do Nobel - Alastair Grant / AP Fotografia tirada daqui

 O romancista Kazuo Ishiguro em uma coletiva de imprensa em sua casa, em Londres, logo após o anúncio do Nobel Foto: Alastair Grant / APResultado de imagem para um artista do mundo flutuante

Imagem do livro retirada da net da Wook

A preocupação de um artista é captar a beleza onde quer que a encontre. Mas, por mais hábil que seja, terá sempre muito pouca influência no tipo de questões que falas*. De facto, se a Okada-Shingen é a tal como a descreves, então parece-me que estás equivocada nos seus propósitos. Parece fundar-se em expectativas ingénuas sobre o poder da arte.

Kazuo Ishiguro. Um Artista do Mundo Flutuante. (Trad. Rui Pires Cabral). Lisboa: Gradiva, 2018, p. 207, (1ª ed. em Portugal 2018, título de 1986).

*[poder político/lutar conta a pobreza]


14 comentários:

  1. Querida Ana!Fiquei muito contente por falares de Kazuo Ishiguro! Gosto dele, há muitos anos, talvez desde 2005. Um livro que me impressionou imenso e se chamava "Never let me go!" Li em portugês, alguém mo ofereceu na altura: Nunca me deixes e impressionou-me tanto que foi com alegria que soube que ganhou o Prémio Nobel: finalmente, pessoas, ideias, coisas que tocam os homens!
    E tu?????? Muito silenciosa. Acabaste aulas? Novidades? Quero escrever-te mas esta vida é um vendaval! Beijo muito grande.
    Obrigada pelo teu comment no meu blog. la era uma figura especial! e os olhos eram de facto ingénuos, transparentes e doces, ela era-o quando podia sê-lo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, MJ.
      Também ando para escrever e o tempo...
      Beijinho. :))

      Eliminar
  2. Além do mais, o Sakamoto é para mim um deus das pequenas e grandes coisas em música...

    ResponderEliminar
  3. Sakamoto com uma das minhas músicas de eleição, Ana.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  4. Este foi o primeiro livro que li de Kazuo Ishiguro, embora na edição que li o título fosse "Um Artista do Mundo Transitório" (Ed. Livro Aberto), de que gostei muito. Na companhia de Sakamoto fica perfeito!
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MV,
      Gosto mais da sua tradução " Mundo Transitório".
      Obrigada.
      Boas férias!:))

      Eliminar
  5. Comprei um livro deste autor que não concluí e já nem recordo o título. Mas ainda bem que a minha impressão foi errada e dá horas de prazer a muita gente.
    Obrigada por Sakamoto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bea,
      Às vezes tem que ver com as horas a que pegamos, o dia e a nossa mente.
      Obrigada pelo comentário.
      Bom fim de semana!:))

      Eliminar
  6. Boas férias, Ana!
    Boas leituras e muito descanso!
    Ainda não li nenhum livro do autor...
    Beijinhos.:))

    ResponderEliminar
  7. Obrigada, Cláudia.
    Tenho sempre um livro na mesa de cabeceira, sigo sempre uma ou várias leituras mas de facto no Verão, em férias a leitura faz-se de uma forma mais rápida e absorvente.
    Beijinho. :))

    ResponderEliminar
  8. Um desafio bem colocado.
    O mundo da arte tem contornos indefiniveis, intocáveis, para que a ilusão permaneça.

    Bj.

    ResponderEliminar

Arquivo