Andei à procura de um livro de arte em que tem esta história mas não o encontrei. Muito sumariamente: Judite era judia e transportava a espada da justiça por ter morto Holofernes, um comandante assírio que cercara a cidade de Betúlia. A oliveira é o símbolo da vitória e de paz.
Já agora, ela era princesa e saiu da cidade com a criada atraindo Holofernes e seduzindo-o. Ele que facilmente se deixava seduzir por mulheres belas caiu na teia de Judite!
É uma história biblíca do Antigo Testamento. O Livro de Judite é um livro considerado Apócrifo e que lamento não conhecer.
Fiquei a questionar-me acerca do simbolismo dos "detalhes" que Judith carrega nas mãos...
ResponderEliminarAndei à procura de um livro de arte em que tem esta história mas não o encontrei. Muito sumariamente: Judite era judia e transportava a espada da justiça por ter morto Holofernes, um comandante assírio que cercara a cidade de Betúlia. A oliveira é o símbolo da vitória e de paz.
ResponderEliminarJá agora, ela era princesa e saiu da cidade com a criada atraindo Holofernes e seduzindo-o. Ele que facilmente se deixava seduzir por mulheres belas caiu na teia de Judite!
ResponderEliminarÉ uma história biblíca do Antigo Testamento. O Livro de Judite é um livro considerado Apócrifo e que lamento não conhecer.